De uma precoce promessa a um precoce ídolo. A mateórica trajetória de Endrick no Palmeiras se encaminha para o fim, e os alviverdes já iniciaram a contagem regressiva para o adeus ao jovem talento de 17 anos forjado na Academia do Futebol.
A partida contra o Botafogo-SP, às 19h (de Brasília), desta quinta-feira (23), está prevista para ser a penúltima do atacante com a camisa do Verdão e pode selar a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo acontece no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP.
Endrick, que já foi convocado para a Seleção Brasileira para a disputa da Copa América e tem data marcada para se apresentar ao Real Madrid a partir de 21 de julho, busca terminar sua passagem pelo Palmeiras em grande estilo.
Na semana seguinte, no dia 30 de junho, o jogador terá sua última aparição com a camisa do Palmeiras diante da torcida. O Verdão recebe o San Lorenzo, no Allianz Parque. Uma vitória nesse confronto garante a liderança geral da Copa Libertadores na primeira fase.
O topo da classificação continental e uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil seriam resultados simbólicos para um atleta, que, ao iniciar a passagem pelo time profissional, acostumou-se ganhar.
Já são dois títulos da Série A do Campeonato Brasileiro (2022 e 2023), uma Supercopa do Brasil (2023) e dois Campeonatos Paulistas (2023 e 2024).
Endrick ainda teria uma terceira partida para disputar antes do adeus, mas recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso do jogo com o Criciúma, no próximo dia 2 de junho, na retomada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O técnico Abel Ferreira pode ter força máxima à disposição para o confronto com o Botafogo-SP. Todos os jogadores do elenco estão treinando normalmente, e não há desfalques por lesão ou suspensão.
Os atacantes Bruno Rodrigues e Dudu, que se recuperam de cirurgias no joelho, não foram relacionados para a partida por precaução.
Já o volante Aníbal Moreno, que foi ausência nos últimos dois confrontos por conta de um trauma no olho, trabalhou sem limitações e pode retornar ao time titular.
O Botafogo-SP terá reforços importantes para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Palmeiras.
O técnico Paulo Gomes poderá contar com os retornos dos atacantes Toró e Alex Sandro, que estavam em transição após lesões na panturrilha e tornozelo, respectivamente.
O lateral-direito Thassio, também em fase final de recuperação de uma lesão na panturrilha, é outro que pode voltar à equipe.
Bernardo Schappo, zagueiro que desfalcou o time no jogo contra o Goiás, pela Série B, por suspensão, também está à disposição.
No momento, a Pantera atravessa uma fase ruim na temporada sob o comando do técnico português Paulo Gomes. A equipe não vence há sete partidas, e não marca um gol há quatro jogos.
O último foi justamente diante do Palmeiras no confronto de ida da Copa do Brasil, encerrado em 2 a 1, com um tento de Patrick Brey para o time do interior paulista.
Botafogo-SP
Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Wallison, Matheus Barbosa, Gustavo Bochecha, Emerson Ramon e Patrick Brey (Jean Victor); Toró e Alex Sandro. Técnico: Paulo Gomes.
Palmeiras
Weverton; Mayke (Rocha), Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Aníbal), Richard Ríos (Aníbal Moreno) e Raphael Veiga; Lázaro, Estêvão e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.