Ainda é muito cedo, mas é inegável que os tricolores estão empolgados com o começo de temporada da equipe. São cinco jogos invictos e um título nacional conquistado sobre o rival Palmeiras. Esse início embalado permite ao São Paulo buscar outra marca a partir das 21h35 (de Brasília) desta quarta-feira (7), no MorumBIS, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Diante do Água Santa, o time perseguirá uma marca que já dura 12 anos.
A última vez em que o clube ficou, pelo menos, os seis primeiros jogos de uma temporada sem perder foi em 2012, quando a equipe somou quatro vitórias e dois empates. Na sequência, perdeu para o Corinthians por 1 a 0, pelo Estadual (veja lista abaixo).
Essa equipe, por sinal, ficou marcada na história tricolor por conquistar a Copa Sul-Americana, com um então promissor atacante, Lucas. Hoje, ele faz parte do elenco que começa a escrever uma nova trajetória que se desenha vitoriosa.
Se passar ileso contra a antiga equipe de Thiago Carpini nesta quarta, o São Paulo, que deve mandar a campo um time alternativo, perseguirá o esquadrão de 2008. Há 16 anos, a equipe conseguiu arrancar com oito partidas invictas até que caiu por 2 a 1 para o Marília, pelo Campeonato Paulista.
O time de 2008, por sinal, também está marcado na trajetória tricolor. É a equipe que terminou o ano com a conquista do tricampeonato brasileiro consecutivo. Pela primeira vez na história, o São Paulo conseguiu emplacar três conquistas seguidas em qualquer competição.
- 2022: duas vitórias, um empate e duas derrotas
- 2020: 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- 2019: 3 vitórias e 2 derrotas
- 2018: 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
- 2017: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- 2016: 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- 2015: 4 vitórias e 1 empate (perdeu sexto jogo para o Corinthians, por 2 a 0, pela Copa Libertadores)
- 2014: 3 vitórias e 2 derrotas
- 2013: 3 vitórias e 2 derrotas
- 2012: 4 vitórias e 1 empate (equipe empatou sexto jogo, mas perdeu o sétimo para o Corinthians por 1 a 0, pelo Paulistão)
- 2011: 3 vitórias e 2 empates
- 2010: 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- 2009: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- 2008: 3 vitórias e 2 empates (equipe depois engatou mais três jogos invictos, com dois empates e uma vitória, até perder para o Marília por 3 a 2, pelo Paulistão)
O São é líder do grupo D, com dez pontos somados e está invicto no Paulistão. Além disso, no último domingo (4), a equipe conquistou a Supercopa em cima do rival Palmeiras. Depois desse título decidido nas penalidades, é possível que o técnico Thiago Carpini poupe alguns titulares.
O comandante tricolor ainda tem problemas físicos no elenco. Com dores musculares, o lateral-direito Igor Vinícius é dúvida. O também lateral Rafinha não deve jogar após deixar a final da Supercopa Rei, no último domingo (4), também com dores musculares.
O mesmo caminho segue o atacante Lucas. Ele já ficou de fora do último jogo do time por se queixar de um desconforto na coxa esquerda. O volante Nestor, por sua vez, recupera-se de uma cirurgia no joelho. A lista de ausências também tem o meia James Rodríguez, que, segundo o técnico Thiago Carpini, sofre com problemas físicos, não alcançou a intensidade ideal nos treinos e, por isso, ainda não foi relacionado nesta temporada.
O técnico Bruno Pivetti tem as voltas do lateral-direito Gabriel Inocêncio e do volante Igor Henrique, que estavam suspensos e ficaram de fora da vitória do Água Santa sobre o Mirassol na última rodada.
O Netuno está na segunda posição do Grupo B, abaixo apenas do Palmeiras. Atual vice-campeão do Paulistão, a equipe tem duas vitórias, duas derrotas e um empate, somando sete pontos.
São Paulo: Rafael; Moreira, Arboleda (Alan Franco), Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson (Luiz Gustavo), Wellington Rato, Luciani e Galoppo (Nikão); Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
Água Santa: Ygor Vinhas; Alex Silva (Gabriel Inocêncio), Walber, Roger Carvalho e Rhuan; Cristiano, Léo Sena (Igor Henrique), Luan Dias e Bruno Xavier; Keké e Bruno Mezenga. Técnico: Bruno Pivetti.
Motivo: sexta rodada da primeira fase do Campeonato Paulista
Data e horário: 7 de fevereiro de 2024, às 21h35 (de Brasília)
Local: Estádio MorumBIS, em São Paulo
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Miguel Caetano Ribeiro da Costa e Ítalo Magno de Paula Andrade
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Gois
Transmissão: Paulistão Play e Record TV