Pesquisadores alertam que a Antártida está perdendo peso em função das mudanças climáticas. O aumento das temperaturas acelera o processo de derretimento do gelo, permitindo que o continente se eleve. Este processo é chamado de elevação pós-glacial e pode causar um impacto enorme no aumento global do nível do mar.
Base da camada de gelo está mudando de forma rápida
- Uma equipe de cientistas analisou o manto da Terra sob a camada de gelo da Antártida e encontraram regiões mais moles do que deveriam ser.
- Os dados revelaram a terra sólida que forma a base da camada de gelo da região está mudando de forma surpreendentemente rápida.
- Segundo os pesquisadores, o que deveria demorar milhares de anos está ocorrendo em décadas.
- Os resultados foram descritos em estudo publicado na revista Science Advances.
Leia mais
Situação da Antártida causará aumento expressivo do nível do mar
Os cientistas usaram modelagem 3D para simular o aumento do nível do mar devido à mudança da massa de terra da Antártida em diferentes cenários. Segundo eles, se os níveis de aquecimento forem mantidos baixos, isso ocasionaria uma subida de até 1,7 metros até 2500. No entanto, se nada for feito para impedir o aumento do aquecimento do planeta o nível do mar pode subir até 19,5 metros.
Isso ocorre porque, quando o recuo da camada de gelo supera a elevação, mais água acaba sendo expelida para os oceanos. Mas se conseguirmos desacelerar esse derretimento, a terra ascendente levantará parte do gelo das águas oceânicas mais quentes, permitindo que seja preservado por mais tempo.
O estudo ainda aponta que as ilhas de baixa latitude, caso de Kiribati, e os locais costeiros que já estão sendo afetados pelo aumento do nível do mar sofrerão um aumento ainda maior associado à perda de gelo da Antártida.