sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaConteúdos da Universal Music já estão sendo removidos do TikTok

Conteúdos da Universal Music já estão sendo removidos do TikTok

Vários conteúdos do TikTok que usam músicas de propriedade da Universal Music Publishing Group (UMPG) começaram a ser removidos do aplicativo de vídeos curtos. O motivo é a falta de acordo entre a rede social e a gravadora, até o momento, para uso das canções de maneira licenciada. As informações são da Reuters.

Além da remoção de diversos conteúdos, o TikTok também está retirando o áudio de vários vídeos em sua plataforma que apresentam músicas escritas por qualquer compositor inscrito na Universal Music. O contrato de licenciamento com o TikTok para uso das músicas da gravadora expirou em 31 de janeiro.

Para evitar problemas legais, a empresa da rede social vai remover todo conteúdo relacionado a Universal Music antes do final desse mês. O TikTok alega estar aberto a negociar para um novo acordo de licenciamento das músicas em sua plataforma.

O que vem emperrando um novo acordo é um conflito de royalties entre as partes; a gravadora se queixa de que o TikTok não paga um valor justo pelo licenciamento das músicas.

Muitos artistas de peso possuem o selo da Universal Music

  • A Universal Music Group é a maior empresa de música do mundo, e entre os artistas da companhia, estão estrelas como Taylor Swift, Lana Del Rey e Ariana Grande.
  • A empresa já alegou que o acordo com o TikTok representa apenas cerca de 1% de sua receita total.
  • Cerca de 20% ou 30% das músicas licenciadas no TikTok, valor que varia a depender da região, vinha do catálogo da Universal.
  • O acordo entre as duas partes foi fechado em 2021, permitindo usuários da rede social a usar músicas da gigante do ramo em seus vídeos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui