O Conselho Deliberativo do Athletico-PR aprovou, de forma unânime, na noite dessa segunda-feira (26), a mudança do nome institucional do estádio para Mario Celso Petraglia, uma homenagem ao atual presidente do clube.
Anteriormente, o campo carregava o nome de Joaquim Américo Guimarães, um dos fundadores do clube.
🏟️🌪️ Estádio Mario Celso Petraglia: Homenagem e celebração de um legado
Veja como foi a reunião do Conselho Deliberativo que definiu a homenagem! #Athletico pic.twitter.com/rLABIzMn3A
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) February 27, 2024
Petraglia, que tem duas passagens administrativas pelo Athletico-PR, representa uma era vitoriosa no Furacão.
Para mudança do nome do estádio, os conselheiros votaram pela alteração do artigo 99 do estatuto, o que aborda as questões de nomenclatura.
A alteração da nomenclatura e a homenagem ao presidente do Athletico-PR, no entanto, gerou revolta dos familiares do Joaquim Américo Guimarães. Em entrevista recente, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, bisneto do fundador do Furacão disse que a família se sente “desomenageada” com a mudança.
“Claro que nossa família recebe essa notícia com indignação. Você não presta uma homenagem a alguém, “desomenageando” outro, ou passando por por cima da história ou mudando a história. Nós ficamos surpresos e perplexos. Você faz uma homenagem justa ao Mario Celso Petraglia de outra forma, não mudando o nome do estádio. É um contrassenso com a própria história do clube, que tem começo, meio e espero que não tenha fim”, disse.