domingo, julho 7, 2024
InícioInternacionalConselho de Segurança da ONU: EUA vetam nova resolução

Conselho de Segurança da ONU: EUA vetam nova resolução

Em reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), os Estados Unidos vetaram, nesta sexta-feira, 8, uma resolução dos Emirados Árabes Unidos, que pedia um cessar-fogo imediato na guerra entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza.

Os norte-americanos são um dos cinco membros permanentes do grupo e tem o poder de veto.

Ao todo, 13 membros do colegiado, incluindo o Brasil, votaram a favor da resolução. O Reino Unido se absteve.

A proposta, co-patrocinada por 97 países, pedia cessar-fogo imediato sem nenhuma necessidade de contrapartida dos terroristas do Hamas.

“Embora os Estados Unidos apoiem os apelos a uma paz duradoura, não apoiamos os apelos a um cessar-fogo imediato”, disse Robert Wood, vice-embaixador dos Estados Unidos na ONU antes da votação.

O diplomata norte-americano disse depois da votação que o cessar-fogo proposto seria “irrealista e perigoso”, possibilitando ao Hamas se reorganizar e praticar mais atos de violência.

Artigo 99 convoca Conselho de Segurança

Na quarta-feira 6, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, invocou pela primeira vez o artigo 99 da Carta das Nações Unidas para provocar a reunião extraordinária do Conselho desta sexta-feira, 8.

O objetivo era buscar um acordo para o conflito na Faixa de Gaza. O artigo 99 é uma das ferramentas diplomáticas de maior poder simbólico à disposição do secretário-geral e não era invocado há décadas.

Conselho de Seguranca ONUConselho de Seguranca ONU
O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, criticou a invocação do Artigo 99 da ONU para convocação do Conselho de Segurança. Segundo ele, apesar das guerras na Ucrânia, no Iêmen e na Síria nos últimos anos, nenhum conflito provocou a mesma resposta por parte do secretário-geral | Foto: Rory Arnold/No 10 Downing Street

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, criticou invocação do Artigo 99, dizendo que apesar das guerras na Ucrânia, no Iêmen e na Síria nos últimos anos, nenhum conflito provocou a mesma resposta por parte do secretário-geral.

Erdan também declarou ao Conselho de Segurança que pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza apenas prolongaria a guerra, e que a única opção para a paz é eliminar o Hamas.

+ Leia as últimas notícias do Mundo no site da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui