domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaConselho arquiva pedido de cassação contra Glauber Braga

Conselho arquiva pedido de cassação contra Glauber Braga

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quarta-feira, 12, arquivar o processo de cassação contra o deputado Glauber Braga (Psol-RS). Ele era alvo de denúncia por quebra de decoro em razão de agressões físicas em sessões no Congresso Nacional.

Braga é acusado de agredir o deputado Abílio Brunini (PL-MT) no dia 8 de novembro de 2023, durante a sessão da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdades Racial, da Câmara. Na ocasião, os parlamentares discutiam sobre a Faixa de Gaza, e o político do Partido Liberal saiu publicamente em defesa de Israel.

No dia 16 de abril deste ano, o psolista também protagonizou outra cena de agressão. O psolista expulsou da Câmara — aos chutes, empurrões e xingamentos — um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Na mesma data, ele também discutiu com o também deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Diante dos dois episódios de agressão, o Partido Novo pediu a cassação de Braga pela discussão contra Brunini. A solicitação por parte da legenda foi respondida pelo Conselho de Ética da Câmara com a abertura de um processo.

Leia mais

Glauber Braga teve apoio de relator de denúncia

O relator do caso, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), saiu em defesa de Glauber Braga. Ele concluiu que não havia “justa causa” para prosseguir com o processo de cassação contra o parlamentar do Psol. Em seu parecer, recomendou que arquivassem a ação. No total, nove integrantes do Conselho de Ética votaram a favor do relatório — e quatro contra.

A decisão ocorre uma semana depois do também arquivamento do caso de André Janones (Avante-MG). O integrante da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva era alvo de denúncia por cobrar de seus assessores uma devolução do salário para pagar despesas pessoais — prática conhecida como “rachadinha”.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui