Passar dias acampando em meio à natureza pode ser uma ótima oportunidade para se desconectar, mas a falta de energia elétrica também traz alguns desafios. Uma turbina eólica portátil pode ser a solução para gerar energia o suficiente para os seus eletrônicos em qualquer lugar — desde que haja vento.
A turbina Shine, desenvolvida pela empresa canadense Aurea, pode ser carregada dentro da mochila e montada dentro de dois minutos em qualquer superfície estável.
A turbina, que muda de posição automaticamente para receber o vento no melhor ângulo, produz energia elétrica a partir do movimento das hélices. Essa energia pode ser usada para carregar aparelhos eletrônicos ligados por um cabo USB à Shine, ou pode ficar armazenada na bateria da turbina para quando for necessária.
Além disso, a turbina portátil pode ser carregada na tomada em casa para funcionar como um power bank, garantindo que haja uma carga mínima para os aparelhos mesmo se o vento demorar a aparecer.
A Shine consegue gerar energia elétrica em ventos entre 13 e 45 km/h, e pode produzir até 40 watts de potência para sua bateria interna de 12.000 mAh. Para carregar os dispositivos, ela possui uma conexão USB-A que fornece 13 watts (5V/2,6A).
Quanto mais forte e constante o vento, mais energia elétrica a turbina consegue produzir.
Segundo a empresa, a turbina Shine gera um nível de barulho de cerca de 50 decibéis enquanto está ligada, o volume aproximado de uma conversa calma ou de um refrigerador funcionando, por exemplo.
O produto não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrado no site da Shine por valores a partir de US$ 399,99 (cerca de R$ 2.200,00).
Cientistas tentam produzir energia a partir de algas marinhas; entenda