O início da nova temporada da Stock Car se aproxima. O GP de Goiânia, no próximo sábado (2), marca o começo da temporada 2024 da principal categoria do automobilismo brasileiro. Ao todo, serão disputados 12 Grandes Prêmios no ano, dentre eles o GP de Belo Horizonte, estreante no calendário.
Criada em 1979, a Stock Car chega na sua 45ª edição. Vale destacar que a categoria foi criada Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet, inspirada na estadunidense Nascar.
Para esta temporada, estão confirmadas 15 equipes e 29 pilotos. Nomes que fizeram parte de outras categorias, como por exemplo a Fórmula 1, estarão no grid da Stock. Felipe Massa, ex-Ferrari e Williams, Rubens Barrichello, ex-Ferrari, Brawn GP e Williams e Nelson Piquet Jr, ex-Renault, são alguns pilotos que guiaram na principal categoria do automobilismo mundial e agora guiam na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Fundada por Beto Cavaleiro no início dos anos 2000, a equipe antes de fazer parte da Stock Car, participou de categorias de acesso e foi galgando o caminho até chegar ao patamar atual.
Os pilotos que guiarão pela equipe são: Gaetano Di Mauro (#11) e Nelson Piquet Jr. (#33).
Também fundada no início dos anos 2000, a RC é octacampeã de construtores (2004, 2006, 2007, 2010, 2017, 2018, 2019 e 2020).
A equipe conta com dois pilotos tricampeões da categoria. Daniel Serra (#29), venceu os campeonatos de 2017, 2018 e 2019, pela própria RC. Já Ricardo Maurício (#90), foi campeão nas temporadas 2008, 2013 e 2020.
Anteriormente chamada Andreas Mattheis, a equipe está na categoria desde 1994 e é uma das principais equipes de grid. A Ipiranga Racing é pentacampeã da categoria: 2005, 2008, 2009, 2011 e 2012.
Os pilotos da equipe são: Thiago Camilo (#16) e Cesar Ramos (#30).
Vinda de mudanças recentes, a TMG é gerenciada pela Blau Motorsport – marca conhecida dentro do automobilismo brasileiro.
Nesta temporada, a TMG conta com Felipe Massa (#19) e Rafael Suzuki (#8) para levar a equipe à caminho das vitórias.
A equipe fundada por Mauro Vogel foi responsável por revelar grandes promessas para a Stock. Thiago Camilo e Gabriel Casagrande foram alguns dos pilotos revelados pela equipe.
A Andreas Mattheis conta com o atual campeão da Stock Car, Gabriel Casagrande (#83) e Lucas Foresti (#12).
A RCM estreou na categoria após ser campeã da Stock Light (divisão de acesso), em 2007. Em 2023, foi vice-campeã entre os pilotos com Ricardo Zonta.
Os pilotos da equipe são Ricardo Zonta (#10) e Bruno Baptista (#44).
A equipe tem como dupla de pilotos a família Barrichello. O bicampeão da categoria, Rubens Barrichello (#111), fará dupla de equipe com seu filho Dudu Barrichello (#91).
Campeã da Stock Car em 2014, a Full Time Sports possui sete títulos de Melhor Equipe e cinco Campeonatos de Pilotos.
A dupla de pilotos da equipe é composta pelos jovens Gianluca Petecof (#101), de 22 anos, e Arthur Leist (#81), de 21 anos.
A equipe foi fundada em 2017 e logo na primeira temporada, conquistou seu primeiro pódio com Márcio Campos, em Tarumã.
Os pilotos da equipe são Allam Khodair (#18) e o campeão da temporada 2016, Felipe Fraga (#88).
A equipe fundada por Joselmo Barcik, em 2021, conta com os pilotos Julio Campos (#4) e Átila Abreu (#51).
A Crown Racing conta com uma dupla de pilotos bastante jovem para o decorrer da temporada. Felipe Batista (#121), de 21 anos, fará dupla de equipe com Enzo Elias (#28), de 22 anos.
A dupla de pilotos da equipe é composta por Guilherme Salas (#85) e Zezinho Muggiati (#38).
A equipe conta com o pentacampeão da Stock Car, Cacá Bueno (#0) e Rodrigo Baptista (#3).
Gabriel Robe (#35) e Lucas Kohl (#95) formam a dupla de pilotos da equipe para a temporada 2024.
A equipe é a única da Stock a ter apenas um piloto e não uma dupla de pilotos. Rafael Teixeira (#37) será o piloto da equipe para a temporada.
Treinos classificatórios
Q1: dois grupos de 16 carros (os 10 melhores de cada grupo se classificam);
Q2: um grupo de 20 carros (oito melhores passam para o Q3);
Q3: um grupo de oito carros.
Corrida Sprint – aos sábados
Duração: 30 minutos
Pit stop: troca obrigatória de ao menos um pneu
Corrida Principal – aos domingos
Duração: 50 minutos
Pit stop: troca obrigatória de ao menos dois pneus
Grid
Corrida Sprint: inversão dos 12 primeiros colocados
Corrida principal: formação do treino classificatório
1ª etapa: 2 e 3 de março – Goiânia (GO);
2ª etapa: 23 e 24 de março – Velocittà (SP);
3ª etapa: 20 e 21 de abril – Interlagos (SP);
4ª etapa: 18 e 19 de maio – Cascavel (PR);
5ª etapa: 29 e 30 de junho – Velocittà (SP);
6ª etapa: 27 e 28 de julho – Goiânia (GO);
7ª etapa: 17 e 18 de agosto – Belo Horizonte (MG);
8ª etapa: 7 e 8 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS);
9ª etapa: 5 e 6 de outubro – Argentina;
10ª etapa: 26 e 27 outubro – Velopark (RS)
11ª etapa: 23 e 24 de novembro – Brasília (DF);
12ª etapa: 14 e 15 de dezembro – Interlagos (SP).