O verão chega ao fim nesta terça-feira (17) no Hemisfério Sul, dando início ao outono, que começa à 0h06 de quarta-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Intmet) descreve a estação como a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco no Brasil. Ele chega ao fim no dia 21 de junho.
Confira abaixo a previsão climática do Inmet para cada região durante o período.
A previsão climática indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média histórica em grande parte da Região Norte, devido aos impactos que o fenômeno El Niño ainda pode causar.
Já em áreas do norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, a previsão é de condições favoráveis para chuva próxima ou acima da média durante o trimestre.
A previsão climática indica condições favoráveis de chuva abaixo da média em toda a região. Assim como na Região Norte, a continuidade da chuva mais irregular nestas áreas está associada aos impactos do El Niño e aquecimento anômalo das águas do oceano Atlântico Tropical Norte.
Porém, não são descartados eventos pontuais de chuva intensa que, localmente, podem ocasionar algum tipo de impacto, especialmente na faixa leste.
São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, as temperaturas poderão mais amenas na costa em relação ao interior, devido a alguns dias consecutivos com chuva
A tendência para o outono é de chuva próxima ou abaixo da média histórica em grande parte da Região Centro-Oeste. Mas, em áreas de Mato Grosso do Sul, são previstos totais de chuva ligeiramente acima da climatologia do trimestre.
Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses
Para a Região Sudeste é previsto chuva com total podendo atingir valores ligeiramente acima da climatologia, especialmente em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais.
Nas demais áreas, a tendência é de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da climatologia nos próximos meses.
A previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quanto às temperaturas, estão previstas acima da média em grande parte da região, enquanto que, em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas são previstas com valores próximas à média.
No entanto, não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.
(Publicado por Marina Toledo)
Compartilhe: