A comuna de Pesaro carrega o título de Capital da Cultura Italiana em 2024, distinção dada pelo governo da Itália para promover o turismo e a agenda cultural em cidades ao redor do país.
Mais de 300 eventos serão realizados neste ano como parte da programação especial, que envolve não somente a cidade, mas também os 50 municípios da província de mesmo nome.
Cidade litorânea situada bem em frente ao Mar Adriático, Pesaro começou o mandato como capital da cultura do país no final de janeiro, após o título ser dividido entre Bergamo e Bréscia no ano passado. A agenda atual é trabalhada sob o tema “A natureza da cultura”, concebido com foco nas interações entre arte, natureza e tecnologia.
A cidade de mais de 95 mil habitantes se estende ao longo do Rio Foglia e é emoldurada por penhascos íngremes, em que possui cerca de sete quilômetros de praias arenosas. Ela faz parte do Marche, região no leste da Itália entre os montes Apeninos e o Mar Adriático, fora do circuito tradicional de turismo.
Música e artesanato
Famosa por ser o berço do compositor Gioachino Rossini, a localidade é desde 2017 uma das Cidades Criativas da Música da UNESCO, título também dado a Recife e Salvador, por exemplo.
A UNESCO destaca que a cidade italiana cultiva uma profunda tradição musical e que contribuiu fortemente para moldar a história da ópera. Hoje a localidade soma mais de 40 conjuntos musicais, entre orquestras, bandas e coros.
Inclusive, um dos exemplos italianos mais antigos e prestigiados no ensino de música fica em Pesaro, o Conservatório Rossini, criado em 1882 por vontade do próprio Gioachino Rossini. O compositor também dá nome ao tradicional festival internacional de ópera da cidade, que ocorre anualmente no mês de agosto.
O artesanato local também é uma das riquezas da cidade. Trabalhos em cerâmica, couro, joalheria, vestuário e fabricação de violinos são característicos da cultura de Pesaro e lojas espalhadas pela cidade foram reunidas em um mapa como parte do roteiro criado por conta do título de capital da cultura.
Atrações e gastronomia
Museus, teatros, bibliotecas, construções e igrejas renascentistas preservadas dão um gostinho do passado e formam algumas das principais atrações da cidade.
À beira-mar, os jardins da Piazzale della Libertà, que acomoda uma grande esfera, é um dos pontos centrais da cidade. Uma das faixas de areia disputadas no verão é a Baia Flaminia, porta de entrada para o Parque San Bartolo.
O Museu Cívico do Palazzo Mosca é um dos principais da cidade e reúne importantes obras, como o “Retábulo”, de Giovanni Bellini, e cerâmicas datadas desde o renascimento até os séculos 18 e 19. O Museu Nacional Rossini e a Casa Rossini, esta última o local em que o compositor nasceu, retomam a história e o legado do célebre artista.
Por falar nele, o Teatro Rossini é ponto de referência histórico para espetáculos de prosa, música e dança, assim como sedia os eventos do Festival de Ópera. No centro da cidade, a Biblioteca San Giovanni é um ponto de encontro moderno instalado no Convento da Igreja de San Giovanni.
No coração de Pesaro, a Catedral da cidade tem fachada medieval inalterada e mosaicos antigos. Entre as construções históricas que valem a visita estão o Palazzo Ducale, edifício renascentista na Piazza del Popolo; a Villa Imperiale, de arquitetura maneirista; a Villa Caprile, dos séculos 17 e 18 rodeada de jardins italianos; e a Villino Rugger, exemplo de estilo Art Nouveau.
A cidade pode ser percorrida em cima de duas rodas, já que possui uma ciclovia que se liga até a cidade vizinha de Fano. Chamada de Bicipolitana, o uso da bike é incentivado por meio de diferentes linhas que ligam zonas do município.
Entre os pratos tradicionais, a administração do município lista o passatelli com peixe; o quadrucci de grão de bico e amêijoas; e uma piadina recheada com sardinha. Capelletti alla Pesarese, uma massa de ovo recheada com carne; o olivette de vitela alla Rossini, rolinhos de carne recheados com manjericão e presunto Carpegna; e a pizza Rossini, invenção local coberta com ovo e maionese, completam algumas das iguarias.
Compartilhe: