A França possui um sistema próprio de classificação de hotéis, que atribui de uma a cinco estrelas a certos produtos turísticos. Porém, desde 2010, há uma distinção acima das cobiçadas cinco estrelas: os Palácios.
Atualmente, apenas 31 hotéis franceses recebem a alcunha de Palácio, sendo 12 deles em Paris. Segundo a Atout France, Agência de Desenvolvimento do Turismo da França, eles representam o melhor da indústria hoteleira do país.
Cheios de pompa e muito requinte, eles recebem personalidades mundiais, têm localizações únicas, dispõem de restaurantes estrelados e possuem serviços incomparáveis.
O que um hotel-Palácio deve ter?
Descritos pela própria agência como “excepcionais”, eles devem preencher certos requisitos para reivindicar a distinção, como, por exemplo, já serem classificados como cinco estrelas pela entidade e disporem de quartos com área mínima de 26 m², incluindo banheiros.
Todos os requisitos opcionais da categoria de cinco estrelas se tornam obrigatórios para a categoria de Palácio. Por exemplo: a presença de poltrona ou banco no mobiliário do quarto não é opcional para um hotel cinco estrelas, mas passa a ser obrigatória para o Palácio.
Quartos com vidros duplos, funcionários que falam três línguas estrangeiras, incluindo o inglês, e instalação de chuveiros ou banheiras maiores que os padrões comuns em pelo menos 10% dos quartos são alguns dos critérios que passam a ser obrigatórios. É tolerado o não cumprimento de apenas um dos critérios – são mais de 200 no total.
Localização e interesse histórico
Além dos requisitos de elegibilidade, há outros 12 critérios de avaliação, que envolvem desde indicadores econômicos, como taxa de ocupação, até aspectos arquitetônicos.
Para se candidatar a um Palácio, o hotel deve estar situado numa área de “qualidade excepcional”, assim como ter uma arquitetura singular, seja histórica ou contemporânea.
São avaliados ainda a personalização do serviço, a existência de restaurante de renome internacional, a qualidade dos móveis e das roupas de cama, a presença de obras de arte, assim como a frequência de personalidades mundiais e a realização de eventos históricos. Tudo isso ajuda a definir “o caráter prestigioso destes locais”, conforme o entendimento da agência.
Após as inspeções e a aprovação da comissão, o ministro responsável pelo turismo da França emite a distinção palaciana, concedida por apenas três anos.
Destaques entre os Palácios atuais
-
1 de 5
Interior da Suíte Haute Couture do Hôtel Plaza Athénée, com a Torre Eiffel ao fundo • Divulgação
-
2 de 5
Terraço da Suíte Penthouse do Four Seasons Hotel George V, em Paris • Divulgação
-
3 de 5
Salão do Le Meurice Alain Ducasse, restaurante duas estrelas Michelin no hotel parisiense Le Meurice • Divulgação/Mark Read
-
-
4 de 5
Interior da Suíte Eiffel Junior do hotel La Réserve, em Paris, com vista para a Torre Eiffel • Divulgação
-
5 de 5
Acomodações do Le K2 Palace à beira da pista de esqui, em Courchevel • Divulgação
Entre os hotéis palacianos está o Hôtel Plaza Athénée, na Avenue Montaigne, em Paris. O hotel foi inaugurado em 1913 e as varandas com toldos vermelhos já são marca registrada.
Ao todo são 154 quartos e 54 suítes, incluindo a Royal Suite, tida como a maior de Paris: são 450 m², com quatro quartos, quatro banheiros, escritório, cozinha, jacuzzi, sauna e vistas para a Torre Eiffel. O hotel é lar de cinco restaurantes, incluindo o uma estrela Michelin Jean Imbert au Plaza Athénée, e de um spa assinado pela Dior.
Também em Paris, o Four Seasons Hotel George V é outro detentor da distinção. São 244 quartos e suítes distribuídos em um prédio art déco de 1928 quase vizinho à Champs-Élysées, no que é conhecido como o Triângulo Dourado de Paris. A suíte Royal é a maior, com 245 m², mas a Penthouse, com 160 m², tem terraço com vistas livres de 360º para a cidade. Fazem parte da gastronomia o três estrelas Le Cinq, o duas estrelas L’Orangerie e o uma estrela Le George.
Já nos alpes, o Cheval Blanc Courchevel, parte do conglomerado LVMH, fica na parte mais sofisticada da estação de esqui, em Courchevel 1850, e é queridinho dos brasileiros na temporada. O restaurante assinatura é o Le 1947, do chef Yannick Alléno, com três estrelas, e a maior das acomodações tem 650 m², com lift próprio, salão de esqui privativo, quatro quartos, sala de recepção com piano de cauda, sala de jantar, bar, cozinha e estúdio de bem-estar.
Ainda em Courchevel 1850, outro palácio é o Le K2 Palace, com mais de 30 acomodações, que abrangem quartos, suítes, suítes-chalés e chalés. Na seara da gastronomia, o Le Sarkara é um restaurante pâtisserie com duas estrelas Michelin pilotado pelo chef Sébastien Vauxion. No âmbito wellness, um spa de 500 m² promove o bem-estar dos hóspedes.
Outros palácios espalhados pela França incluem o Villa La Coste, na Provence, parte do Château La Coste, enorme propriedade com vinícola e centro de artes. Na Riviera Francesa, o Hôtel du Cap Eden Roc, em Antibes, detém a distinção, sendo um dos mais badalados hotéis da Côte D’Azur.
Já St.Barth, território ultramarino da França no Caribe, também tem um palácio para chamar de seu: é o Cheval Blanc St. Barth, que desfruta de uma localização idílica na Baía de Flamands, uma das mais bonitas praias da ilha.
Confira todos os 31 hotéis considerados Palácios na França atualmente:
Paris
- Four Seasons Hotel George V
- Hôtel de Crillon, A Rosewood Hotel
- Hôtel Lutétia
- Hotel Plaza Athénée
- La Réserve Paris-Hotel and Spa
- Le Bristol Paris
- Le Meurice
- Mandarin Oriental Paris
- Park Hyatt Paris Vendôme
- Royal Monceau – Raffles Paris
- Shangri-La Hotel Paris
- The Peninsula Paris
Alpes
- Cheval Blanc Courchevel, Courchevel
- Hôtel Barrière Les Neiges – Courchevel
- Hôtel L’Apogée – Courchevel
- Hôtel Le K2 , Courchevel
- Hôtel Les Airelles, Courchevel
- Le Royal Évian – Évian-les-Bains
Côte d’Azur – Sudeste
- Byblos Saint-Tropez – Saint-Tropez
- Château de la Messardière – Saint-Tropez
- Château de Saint-Martin & Spa – Vence
- Grand-Hôtel du Cap-Ferrat, A Four Seasons Hotel – Saint-Jean-Cap-Ferrat
- Hôtel du Cap Eden Roc – Antibes
- Cheval Blanc St-Tropez – Saint-Tropez
- La Bastide de Gordes – Gordes
- La Réserve Ramatuelle Hotel Spa and Villas – Ramatuelle
- Villa La Coste – Le Puy-Sainte-Réparade
Côte d’Azur – Sudoeste
- Hôtel du Palais – Biarritz
- Les Sources de Caudalie – Martillac
- Hôtel les Prés d’Eugénie, Michel Guérard – Eugénie-les-Bains
Caribe
- Cheval Blanc St-Barth Isle de France – Saint-Barthélemy
Conheça o Palazzo Talìa, hotel com design do diretor Luca Guadagnino