Uma das principais autoras de mangá do Japão, Rumiko Takahashi é uma das artistas mais vendidas no país, com diversas obras de grande impacto no mercado.
Atuando na indústria desde a década de 1970, ela publicou grande parte de seus trabalhos na revista Weekly Shōnen Sunday, onde criou sucessos marcantes, muitos dos quais foram adaptados para anime.
Takahashi se destaca ao misturar romance e comédia em cenários de fantasia, frequentemente com elementos de ação e luta. Neste artigo, confira a lista de animes que adaptam suas obras em quadrinhos.
Rumiko Takahashi: conheça suas obras em animes
Urusei Yatsura (Turma do Barulho)
Primeira obra de destaque de Rumiko Takahashi, Urusei Yatsura é um mangá de comédia que conta a história do jovem Ataru Moroboshi. Quando a Terra sofre uma invasão alienígena, ele é escolhido para participar de um jogo que pode salvar o planeta.
Devido a uma série de confusões, Ataru acaba se tornando o noivo de Lum, a princesa alienígena, e vive divertidas aventuras com seus amigos.
Em anime, a obra teve duas adaptações: a primeira é a clássica série de 1981 a 1986, que se tornou um marco da década de 80, dirigida por Mamoru Oshii (Ghost in the Shell). A segunda é uma versão de 2022, produzida pelo estúdio David Production, com 46 episódios, disponível na Netflix.
Maison Ikkoku
Obra mais adulta de Takahashi, Maison Ikkoku é uma comédia romântica com toques de drama. A história segue Yusaku Godai, um jovem que tenta passar no vestibular e mora em uma pensão em Tóquio. Sua vida muda quando Kyoko, uma bela e jovem gerente, chega para administrar o local.
A série teve uma adaptação em anime em 1986, com 96 episódios, produzida pelo estúdio Deen. Infelizmente, não teve lançamento oficial no Brasil.
Mermaid Saga
Uma das séries mais curtas de Takahashi, Mermaid Saga contém 16 capítulos no mangá. A história segue Yuta, um jovem que, após comer carne de sereia, torna-se imortal e vive há 500 anos em busca de uma cura para sua condição. Durante sua jornada, ele conhece Mana, que também se tornou imortal de forma forçada.
Em 1991 e 1993, adaptaram dois capítulos do mangá em animações diretas para o home vídeo. Somente em 2003 a série recebeu uma adaptação completa para TV, com 13 episódios.
A obra que não teve lançamento oficial no Brasil.
Ranma ½
Um dos grandes sucessos de Rumiko Takahashi, especialmente popular no Brasil, Ranma ½ conta a história de Ranma Saotome, um jovem artista marcial.
Durante seu treinamento na China, ele cai em uma fonte amaldiçoada e se transforma em mulher sempre que se molha com água fria. De volta ao Japão, Ranma descobre que seu pai o prometeu em casamento à filha de um velho amigo.
O mangá recebeu sua primeira adaptação para anime entre 1989 e 1992, com 161 episódios, exibidos na TV aberta e fechada no Brasil. A obra recebeu um remake em 2024 e está disponível para assinantes da Netflix.
Rumic Theater
Série de mangá que reúne diversas histórias curtas de Rumiko Takahashi. A adaptação em anime, lançada em 2003, compila 13 histórias que exploram temas variados, como comédia, romance e fantasia.
Outra obra que não teve lançamento oficial no Brasil.
InuYasha
Junto com Ranma ½, InuYasha é uma das obras mais famosas de Takahashi. A história segue Kagome, uma adolescente que é acidentalmente transportada para o Período Feudal do Japão, onde liberta Inuyasha, um meio-demônio que estava selado.
A adaptação em anime é famosa e foi exibida na TV aberta e fechada no Brasil. Com 193 episódios, está disponível no Amazon Prime Video e na Netflix.
Rin-ne
Sakura é uma estudante que, desde pequena, consegue ver fantasmas. Um dia, ela conhece Rinne, um shinigami cuja missão é guiar os espíritos para a reencarnação. Juntos, enfrentam aventuras no mundo espiritual.
O anime de Rin-ne de 2015-2017 possui 75 episódios. Não está disponível oficialmente no Brasil.