Castores e toupeiras alegres têm conversado sobre planos ressurgidos para um túnel transatlântico de US$ 20 trilhões (cerca de R$ 120 trilhões) que poderia teoricamente ligar Londres e Nova York em apenas uma hora usando tecnologia de tubo de vácuo. Isso significa 5.000 quilômetros de escavação, o que, segundo a Newsweek, poderia levar a maior parte de um milênio se a construção prosseguisse no mesmo ritmo do Túnel do Canal da Mancha na Europa.
Em planos que estão realmente acontecendo, a Noruega iniciou as obras no mês passado de seu projeto Rogfast, que promete ser o túnel rodoviário subaquático mais longo do mundo. Em outra parte do norte da Europa, o túnel rodoviário e ferroviário mais longo do mundo, o Túnel de Fehmarnbelt entre a Dinamarca e a Alemanha, está programado para ser inaugurado em 2029.
O sul da Europa também tem um projeto ou dois. A construção de uma nova ponte ligando Grécia e Turquia pode estar mais próxima de começar, disse o Greek Reporter na sexta-feira (13).
Do outro lado da Europa, o Reino Unido está ocupado construindo um dos projetos ferroviários mais caros do mundo, conhecido como HS2 (High Speed 2), que agora custa impressionantes R$ 1,6 bilhão por quilômetro. No entanto, muitas pessoas acham que é inútil.
Isso acontece alguns anos depois do Reino Unido ressurgir planos para o que teria sido uma das pontes mais ambiciosas do mundo, ligando a Grã-Bretanha e a Irlanda. Seria para cruzar apenas um trecho de menos de 20 quilômetros, mas em uma profundidade grande o suficiente para submergir a Torre Eiffel. Então, havia a questão de todo o lixo radioativo e munições não detonadas. Não surpreendentemente, os planos foram abandonados.
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