A Hyundai revelou o novo SUV de três fileiras de assentos da montadora sul-coreana. O Ioniq 9 é o maior veículo elétrico da empresa até agora e chegará ao mercado dos Estados Unidos em 2025. O modelo estreou no Salão do Automóvel de Los Angeles e se junta ao SUV Ioniq 5 e ao sedã Ioniq 6. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil e nem valores.
Com design elegante e futurista, o veículo comporta até sete pessoas. “O exterior ‘aerostético’ reflete nosso compromisso em misturar inovação aerodinâmica com estilo sofisticado e futurista”, diz a montadora.
Os pixels paramétricos na assinatura de luz LED dão profundidade e dimensão ao modelo, e a silhueta lateral tem silhueta lateral que permite um baixo coeficiente de arrasto. A traseira lembra uma cauda de barco e as rodas de liga leve pretas de 19″, 20″ e 21″ podem ser personalizadas.
O console deslizante Universal Island 2.0 é espaçoso e cria um lounge para conversas cara a cara. Os assentos Relaxation podem reclinar totalmente com um apoio para as pernas, permitindo que até quatro pessoas se deitem e descansem durante o carregamento.
Características do Hyundai Ioniq 9
O modelo comporta 1.323 litros de espaço de carga com os bancos da 3ª fila rebatidos e 620 litros de capacidade de bagagem no porta-malas. Há portas USB-C de alta saída de 100 W em todas as três fileiras e uma tela sensível ao toque de 12,3″ no display.
Com autonomia de até 619 km, o Ioniq 9 terá versões com um motor traseiro de 160 kW no modelo Long-Range RWD ou motores de 160 kW dianteiros e traseiros no modelo Performance AWD. O sistema de bateria de 800 V suporta carregamento de até 350 kW em estações de carregamento ultrarrápido.
O modelo também quer incentivar um estilo de vida de mobilidade elétrica por meio da função V2L, que permite carregar quaisquer dispositivos elétricos, como bicicletas elétricas, patinetes ou equipamentos de acampamento – enquanto estiver em movimento ou no local.
O Ioniq 9 também pode estacionar-se remotamente com o motorista parado do lado de fora do carro, na diagonal e perpendicularmente. Na estrada, o Highway Driving Assist 2 controla automaticamente a velocidade e a distância e auxilia na mudança de faixa.
O lançamento ainda marca o início do Hyundai AI Assistant, um sistema de reconhecimento de voz habilitado para IA semelhante a um assistente virtual doméstico. A montadora também apresentou o Hyundai CarPay, um sistema de pagamento no carro que permite que os clientes paguem pelo estacionamento diretamente do veículo.