A Guerra Fria foi um período de muita tensão, mas também de avanços tecnológicos importantes. Os mais famosos estão relacionados ao setor espacial e a novos armamentos. No entanto, esta época também foi muito importante para o desenvolvimento de caminhões.
Pneus de 3 metros de diâmetro
- A criação dos enormes veículos aconteceu na esteira do desenvolvimento de armas cada vez maiores.
- Apelidado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de “bom companheiro” ou “homem valente”, o míssil intercontinental RT-23 Molodets é um exemplo disso.
- Pesando mais de 100 toneladas e com a capacidade de transportar até dez ogivas nucleares, o armamento foi criado na década de 1980 e precisava de um verdadeiro “monstro” que pudesse transportá-lo.
- Foi assim que os soviéticos desenvolveram o MAZ-7904, caminhão que tinha 32 metros de comprimento, 6,8m de largura e 3,45m de altura.
- Cada pneu tinha impressionantes 3m de diâmetro e eles só puderam ser fabricados após a URSS mentir para a produtora Bridgestone sobre a real motivação do caminhão.
- O modelo era equipado com dois motores, um marítimo turboalimentado, V12 de 42 litros, e outro de operação estacionária que alimentava as bombas hidráulicas, geradores elétricos, sistema de refrigeração do motor V12 e outros itens.
- O caminhão chegou a ser testado no Cazaquistão, mas provou não ser nada prático e praticamente impossível de se manobrar.
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MAZ-7907: um dos maiores veículos sobre rodas do mundo
Com as lições aprendidas, os soviéticos então desenvolveram o MAZ-7907. Até hoje, o caminhão de 12 eixos é um dos maiores veículos sobre rodas do mundo. O projeto, do designer bielorrusso Boris Lvovich Shaposhnik, desenvolvido dentro da Minski Awtomobilny Zavod, ou MAZ, surgiu em 1983. O plano rendeu duas unidades de veículo, mas só a primeira se tornou operacional.
O veículo mede 28,1 metros de comprimento, 4,69m de largura e 4,45m de altura, e tem tração 24×24 em todas as rodas. Além disso, são oito eixos direcionais, sendo os quatro dianteiros e quatro traseiros, com um raio de giro de quase 28 metros. Devido ao comprimento do veículo, existia receio de que ele quebrasse. Por isso, o chassi foi dividido em duas partes, com uma articulação limitada no meio. E a suspensão é independente em cada roda.
O motor tem potência total de 1.250cv, trabalhando com um gerador de energia. A eletricidade é enviada para 24 motores elétricos de 30kW cada um, posicionados em cada uma das rodas. Já cabine é operada por um motorista e mais dois assistentes. Vazio, o veículo pesa 68 toneladas e consegue transportar cargas de até 150 toneladas.
Este gigante soviético chegou a ser testado e apresentou ótimos resultados. Mesmo assim, o projeto foi cancelado e o míssil acabou sendo transportado por trens.
Com o fim da Guerra Fria, o caminhão foi deixado em uma fábrica da MAZ, onde permaneceu até 1996, quando foi alugado para transportar uma embarcação de 40 metros e 88 toneladas. A viagem durou dois meses, já que a velocidade média atingida era de apenas 10km/h. A embarcação chegou em perfeito estado ao seu destino.
Depois disso, o MAZ-7907 voltou para a fábrica e segue parado até hoje. As informações são do Vrum.