sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaConheça método recém-descoberto para encontrar diamantes

Conheça método recém-descoberto para encontrar diamantes

Uma nova descoberta pode tornar mais fácil a busca por diamantes, tarefa notoriamente difícil. Pesquisas mostraram que um mineral menos procurado contém pistas que podem indicar a proximidade de diamantes e acelerar o processo de encontrá-los.

“Os produtores de diamantes, às vezes, desejam que estivessem minerando ouro, cobre ou algum outro material bruto, porque encontrar e minerar diamantes é complicado”, diz Andrea Giuliani, cientista sênior do Instituto de Geoquímica e Petrologia da ETH Zurich, ao IFL Science.

Agora, parece que outro mineral pode acelerar o processo, pois foi descoberta conexão entre olivina e diamantes. A olivina é composta por cerca de metade do minério kimberlito e contém concentrações variadas de magnésio e ferro. A composição da olivina é crucial, pois se descobriu que a presença de mais magnésio do que ferro é bom sinal para os mineradores de diamantes.

Papel da olivina na busca por diamantes

  • Se a olivina tiver alto teor de ferro, significa que o minério foi alterado durante o processo geológico, eliminando os diamantes;
  • Por outro lado, se a olivina tiver baixo teor de ferro e alto teor de magnésio, significa que os diamantes sobreviveram;
  • A empresa De Beers apoiou financeiramente o estudo e forneceu amostras de kimberlito, o que lhes deu acesso antecipado aos resultados e eles já estão utilizando a análise de olivina;
  • A pesquisa mostra que os diamantes permanecem intactos apenas quando os kimberlitos contêm fragmentos do manto que não passaram por interações extensas com derretimentos anteriores.

“A grande vantagem desse novo método é que ele é mais simples e finalmente nos permite entender por que os métodos anteriores funcionavam”, conclui Giuliani.

A pesquisa foi publicada na Nature Communications, consolidando a descoberta da conexão entre a olivina e os diamantes e abrindo portas para uma busca mais eficiente por essas gemas preciosas.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui