A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foram as primeiras universidades brasileiras no “Webometrics Ranking of World Universities”, publicado em janeiro.
O levantamento é feito pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, órgão de pesquisa espanhol, e considera três indicadores: visibilidade (impacto do conteúdo na internet), excelência (principais artigos citados) e transparência (principais pesquisadores citados).
A USP foi a primeira universidade brasileira a aparecer no ranking, na 67ª colocação. A Unicamp ficou na 268ª posição, e a UFMG em 286ª. Depois, vem uma sequência de mais seis universidades federais e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
- Unicamp – 268ª
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – 305ª
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – 347ª
- Unesp – 381ª
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – 438ª
- UnB (Universidade de Brasília) – 496ª
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – 547ª
- UFPR (Universidade Federal do Paraná) – 612ª
O resultado completo mostra que os Estados Unidos dominam as primeiras colocações. Até a 14ª posição, 11 instituições são norte-americanas, com apenas três do Reino Unido.
A Universidade de Harvard, Stanford e MIT ocupam as primeiras colocações. Veja as 10 melhores universidades do mundo, segundo o “Webometrics Ranking of World Universities”.