domingo, abril 6, 2025
InícioViagem & GastronomiaConheça a “teoria do aeroporto“ que viralizou e faz pessoas perderem voos

Conheça a “teoria do aeroporto“ que viralizou e faz pessoas perderem voos

Não acha que a moda de viajar sem muito planejamento estava sem emoção o suficiente? Que tal algo mais radical, mais perigoso — e definitivamente não recomendado pelas companhias aéreas? Estamos falando da “teoria do aeroporto”, uma tendência viral do TikTok que sugere que as pessoas cheguem ao aeroporto apenas 15 minutos antes do embarque.

A ideia é que, se você fez o check-in online e está viajando apenas com a bagagem de mão, pode passar pela segurança rapidinho e seguir direto para o portão de embarque, chegando na hora perfeita para a sua entrada “fashionably late” na cabine do avião. Parece um pouco arriscado, né?

Conversamos com criadores de conteúdo que testaram essa teoria e também ouvimos o que os aeroportos têm a dizer.

A corrida de 18 minutos em ATL

A teoria do aeroporto questiona “se realmente é necessário chegar ao aeroporto com duas a três horas de antecedência, como as companhias recomendam, para pegar um voo”, explica Betsy Grunch, neurocirurgiã e criadora de conteúdo com 2,4 milhões de seguidores no TikTok. “Será que é preciso tanto tempo assim?”, completa.

A ideia é testar a teoria do aeroporto e reduzir ao máximo o tempo de espera, colocando à prova os próprios limites de paciência.

Grunch resolveu testar a teoria quando um engarrafamento e um problema com a bagagem a fizeram chegar ao aeroporto com apenas 26 minutos antes do embarque.

E o aeroporto em questão era o Hartsfield-Jackson, em Atlanta, o mais movimentado do mundo.

Como criadora de conteúdo, ela não perdeu tempo e começou a gravar. “Isso não me atrapalha em nada. Faz parte da minha rotina”, comenta.

Depois de achar uma vaga, ela subiu para o controle de segurança. “Corri um pouco, mas correr no aeroporto chama muito a atenção”, conta ela.

Por sorte, o portão de embarque era bem próximo à saída da segurança, e ela chegou em cerca de 18 minutos.

“O mais importante foi que não havia filas”, diz ela. No entanto, a bagagem precisou passar por uma verificação extra. “Achei que foi uma pequena ‘dica’ do universo para me fazer repensar minha decisão.”

Testando com uma rede de segurança

O criador de conteúdo James Shaw testou a teoria do aeroporto com sua esposa Terri e filha Naomi no Aeroporto Internacional de Tampa, na Flórida.

Eles fizeram uma versão menos arriscada, sem aquela adrenalina total.

Chegaram 90 minutos antes do voo e usaram um cronômetro para medir o tempo da jornada até o portão de embarque. Conseguiram chegar em menos de 13 minutos.

“Não fazemos check-in de bagagem, então já estávamos com as malas de mão”, conta Shaw. “Era um bom momento para testar, já que era semana de férias de primavera, um dos dias mais movimentados do aeroporto de Tampa.”

Ele acrescenta: “Não corremos, caminhamos o tempo todo. Foi super simples.”

A família Shaw tem o TSA PreCheck, um processo de triagem acelerado para viajantes elegíveis nos EUA. Sem esse benefício, “teríamos esperado muito mais na segurança. A fila estava enorme naquele dia”, diz ele.

Além disso, tiveram sorte de pegar o trem do aeroporto quase no fim, o que não acrescentou muito tempo, apenas 60 segundos a mais no total.

A hora de ouro

Para voos domésticos em aeroportos conhecidos, com o PreCheck e sem bagagem despachada, Shaw e Grunch concordam que “chegar uma hora antes do voo” é o ideal.

“Viajar é estressante para muita gente”, diz Shaw. “Por isso, muita gente pensa ‘preciso chegar três horas antes’. Mas não precisa disso.”

Ele acredita que cada um deve seguir o que se sente confortável. “Se você não tem certeza, é melhor chegar um pouco mais cedo e não se estressar. Aí você pode pegar um café ou gastar 22 dólares em um pacote de doces e relaxar”, sugere ele.

O que não aparece no vídeo de Shaw é a ida até o Starbucks depois de chegar ao portão de embarque.

“Levou mais de 25 minutos para pegar o café. Então, se você quer café e voo, a teoria do aeroporto não funciona”, brinca ele.

Teste de personalidade

Nossos níveis de conforto para se arriscar dependem de personalidade e experiência. Grunch disse que testar a teoria do aeroporto foi “divertido, para ser honesta”.

Como neurocirurgiã “movida a adrenalina”, ela se considera “supercompetitiva” e adora desafios. Para ela, foi uma experiência “emocionante”.

Já seu marido é o típico “pai do aeroporto”, que prefere chegar duas ou três horas antes do voo. “Nunca faria isso com ele, senão estaríamos divorciados”, brinca.

Tanto Grunch quanto Shaw concordam que não tentariam a teoria em um voo internacional, devido à segurança extra e ao risco maior de perder o voo.

Muitos vídeos de teoria do aeroporto mostraram que é possível chegar ao portão em 15 ou 20 minutos, mas o que esses vídeos não provam é que isso seja recomendável.

“O tempo de espera da TSA pode variar de aeroporto para aeroporto e até de dia para dia, especialmente em horários de pico”, explicou um porta-voz do Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth, o terceiro mais movimentado do mundo em 2023.

Grunch, que viaja muito e odeia esperar, está disposta a repetir a experiência em rotas já testadas. “Se eu viajar sozinha, sou totalmente a favor e faria de novo”, diz ela.

Shaw, no entanto, não está tão convencido. “Não sou fã da teoria do aeroporto. Acho uma ideia estúpida. Não arriscaria perder o voo. Só não vale a pena.”

Por que aéreas estão proibindo carregadores portáteis em voos?

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui