quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioViagem & GastronomiaConheça a nova unidade do museu Malba nos arredores de Buenos Aires 

Conheça a nova unidade do museu Malba nos arredores de Buenos Aires 

O Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) é um dos pontos mais populares no roteiro cultural da capital argentina, em que exibe obras como o “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, e “Diego y yo”, de Frida Kahlo.

Porém, desde setembro passado, o propósito artístico do museu extrapolou os limites da grande cidade com a inauguração de uma nova sede. Trata-se do Malba Puertos, situado na região metropolitana de Buenos Aires, a 50 km da matriz portenha.

A unidade fica à beira de um lago na cidade de Belén de Escobar e tem como objetivo pulverizar a arte pela zona norte da província de Buenos Aires.

O novo museu


Circuito de Arte Pública, no Malba Puertos, na Argentina
À beira de um lago, Malba Puertos tem Circuito de Arte Pública, com peças pela cidade • Divulgação/Malba

Projetado pelo arquiteto espanhol Juan Herreros, o novo museu tem cinco espaços internos e externos com diferentes suportes expositivos.

O edifício principal se espalha por mais de 5 mil m² e conta com três pavilhões e três praças, além de uma cobertura de 2,5 mil m². Também há o Café Maldí, supervisionado pelo chef Alejandro Féraud, à frente do Alo’s, na lista dos melhores restaurantes da América Latina; e uma loja de chocolates, a Las Romeas.

O museu conta ainda com um Circuito de Arte Pública, composto por mais de 20 peças distribuídas por um percurso que pela cidade, atravessando o lago e uma reserva natural.

O Malba Puertos tem entrada gratuita todos os dias, com exceção das segundas-feiras, quando fica fechado.

Exposições


Exposição "La Vida que Explota" no Museu Malba Puertos, na Argentina
Detalhes da exposição “La vida que explota”, no Malba Puertos • Divulgação/Malba

Atualmente, quatro exposições seguem em cartaz até 2 de março. São elas:

  • “La vida que explota”: propõe um diálogo entre cinco esculturas de seres antropomorfizados apresentados pelo artista Gabriel Chaile na Bienal de Veneza de 2022 com obras têxteis da artista Claudia Alarcón e do coletivo de tecelões Silät;
  • “Acto Reflejo”: expostas na reserva técnica do museu por meio de uma grande janela de vidro, uma série de aquarelas do artista Amadeo Azar conversam com uma seleção de obras do Malba relacionadas à fauna e flora locais;
  • “Mueble Escultura”: na área expositiva Salas del Bosque, que fica ao ar livre, uma série de esculturas desafiam a percepção dos visitantes sobre arte e peças de mobiliário. As peças confundem a funcionalidade com o uso imaginado, como almofadas de cimento, moldura de creme gigante e mesas que se recusam a segurar objetos;
  • “Ensayos Naturales (II)”: é a segunda edição desta exposição, que propõe repensar as representações contemporâneas das paisagens ao nosso redor. Desta vez, estão reunidos 12 painéis da dupla Mondongo junto com uma série de colagens da artista Rosana Schoijett.

Cursos, oficinas, exibição de filmes e visitas guiadas também fazem parte da programação do museu.

Malba Puertos
Alisal 160 – Bahía, Puertos B1625AEQ – Provincia de Buenos Aires, Argentina / Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 19h; fechado às segundas-feiras / Entrada gratuita; mais informações pelo site

“Alcatraz brasileira”: prisão na Ilha Anchieta será espaço cultural

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui