sexta-feira, julho 5, 2024
InícioCiência e tecnologiaConheça a nova montadora chinesa que desembarca no Brasil

Conheça a nova montadora chinesa que desembarca no Brasil

A Stellantis é uma das maiores marcas de carros do mundo. Talvez você não esteja ligando o nome à cara – ou aos veículos, no caso. Mas o conglomerado tem sob o seu guarda-chuva montadoras do porte de Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep.

A lista, que já chegou a ter impressionantes 20 companhias, acaba de aumentar. A Stellantis anunciou, nesta semana, uma joint venture com a chinesa Leapmotor.

Leia mais

Os europeus ficarão com 51% das ações e terão direito a vender os carros da Leap em outros países, com exceção da própria China.

O projeto é bastante ambicioso e sairá bem rápido do papel. As operações em território europeu começam já em setembro, com a chegada da marca à França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Romênia. A Stellantis pretende começar as vendas no continente com 200 pontos, expandindo para 500 até 2026.

Ainda neste ano, a ideia é levar a marca para o resto do mundo, o que inclui o Oriente Médio, alguns países da África e o Brasil.

Imagem: MikeDotta / Shutterstock.com

Negócio estratégico no mundo dos carros

Você pode estar se perguntando: por que um dos maiores conglomerados do mundo resolveu gastar dinheiro para comprar uma pequena startup chinesa? A resposta é simples: carros elétricos.

A Leapmotor tem apenas 4 veículos em seu portfólio, todos movidos a bateria. A ideia inicial é vender dois deles no mercado global. Dependendo da recepção, esse número pode aumentar.

Ao adquirir a montadora, a Stellantis tenta entrar forte nesse mercado em ascensão – e que é amplamente dominado pelos chineses (com exceção da Tesla).

Com a Leap, a marca terá acesso a tecnologia e produtos prontos para venda. E são, aparentemente, bons produtos. Alguns especialistas estão comparando um dos modelos ao BYD Dolphin Mini, o novo queridinho dos brasileiros.

Vamos, então, começar falando dele…

Conheça o T03

Imagem: Divulgação/Leapmotor
  • O T03 é considerado um hatch compacto.
  • É um carro bem pequeno, com 4 portas e que lembra muito um Fiat Mobi.
  • O modelo mede 3,62 m de comprimento, ou seja, é um pouquinho maior que o Mobi, mas menor que um Citröen C3.
  • A marca chinesa, porém, garante que o modelo tem um bom espaço interno.
  • O porta-malas, por exemplo, tem capacidade para 211 litros, mas pode expandir para 508 com os bancos abaixados.
  • O T03 tem bateria LFP de 41,3 kWh, que garante até 401 km de autonomia pelo ciclo CLTC.
  • O hatch é movido por um único motor elétrico de 108 cv e 16,8 kgfm.
  • O carro conta ainda com painel digital e central multimídia, além de recursos tecnológicos como frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
  • O preço atual na China é de 49.900 yuans, aproximadamente R$ 35.500 na conversão direta.
  • Mas é claro que ele será mais caro que isso no Brasil (tem gente achando que ficará abaixo dos R$ 100 mil, o que é bastante ok para um carro elétrico).

Conheça o C10

Imagem: Divulgação/Leapmotor
  • O outro modelo que a Leap International vai vender será o C10, um SUV que tem o tamanho de um Jeep Commander.
  • A versão elétrica tem motor traseiro de 231 cv e 32,63 kgfm, podendo alcançar 170 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
  • Já a bateria tem 69,9 kWh de capacidade e oferece até 530 km de alcance no ciclo CLTC.
  • O design é moderno e clean, sem muitas curvas.
  • Vale ressaltar que o modelo já recebeu o Prêmio de Ouro 2024 do French Design Awards em 2024.
  • Na parte de segurança, a Stellantis destaca as 5 estrelas conquistadas no E-NCAP.
  • Também é possível ver que o SUV é equipado com um LIDAR na parte superior do para-brisa, o que garantirá alguns sistemas avançados de condução autônoma.
  • Na China, o C10 é vendido por 128.800 yuans, cerca de R$ 91.500.
  • De novo, o preço será bem mais alto que isso por aqui.

As informações são da CNN.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui