Um dos últimos conceitos de veículos aquáticos não é totalmente elétrico e ainda depende de pedais para se mover. Se trata do E-Jetcycle, um tipo de bicicleta aquática com hidrofólio capaz de flutuar sobre a água.
O modelo criado na França possui assistência elétrica, aliviando a carga nas pernas do piloto, e também conta com cascos estabilizadores ao redor da cabine principal, facilitando o equilíbrio mesmo para quem nunca ando em algo parecido antes.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
A empresa diz que projetou o E-Jetcycle para resolver alguns problemas da versão original, movida apenas pelos pedais e sem nenhum motor elétrico a bordo. A plataforma ficou mais larga e possui uma configuração de trimarã (embarcação com três cascos: um central conectado a outros dois cascos de menor comprimento em cada borda). Isso melhora a estabilidade e a facilidade de embarcar e desembarcar do veículo.
Como é a bicicleta elétrica aquática
- O casco principal da e-bike aquática mede 3,4 m de comprimento e abriga um assento acolchoado, controles de direção e uma caixa de pedais com posição ajustável.
- O sistema elétrico está integrado na caixa dos pedais e oferece até 200 watts de potêncuia. O piloto pode selecionar entre diferentes níveis de assistência.
- A bateria foi projetada para até três horas de autonomia.
- Alavancas laterais fornecem controle da direção e da ação do hidrofólio.
- A velocidade para conseguir navegar acima da superfície da água é de 5 nós (ou 9 km/h).
- O E-Jetcycle atinge até 10 nós (19 km/h) e a velocidade de cruzeiro é de 8 nós (15 km/h).
- Os braços largos que conectam os cascos permitem ao piloto pular na água e voltar sem dificuldade.
Lançamento, preço e disponibilidade
A Jetcycle deve lançar o E-Jetcycle ainda este mês na Alemanha. O preço? A partir de 19.990 euros, quase R$ 107 mil em conversão direta sem impostos. Algumas unidades podem ser disponibilizadas também por aluguel para uma espécie de test drive antes da compra.
Veja o veículo em ação no vídeo abaixo.