A CATL, gigante chinesa do ramo de baterias, revelou recentemente a Shenxing Plus, sua mais nova unidade de fosfato de ferro-lítio (LFP). A novidade foi apresentada no Salão do Automóvel de Pequim e promete recuperar 600 km de autonomia em apenas 10 minutos de recargas.
A autonomia também impressiona: 1.000 km por carga no ciclo chinês de testes, o CLTC.
Bateria mais eficiente da CATL
- No ano passado, a empresa revelou a SuperFast Shenxing, bateria capaz de recuperar 400 km em 10 minutos. A sucessora superou a marca em 49%.
- A nova bateria de fosfato de ferro-lítio também tem 205 watts-hora/quilograma de densidade energética, superando a bateria Blade de segunda geração da BYD, com densidade estimada de 190 watts-hora/quilograma.
- De acordo com CATL, a bateria Shenxing Plus consegue adicionar 1 km de autonomia por segundo.
Para alcançar esses resultados impressionantes, a CATL usou um material 3D desenvolvido internamente para melhorar a densidade de energia do ânodo e controlar a expansão inerente aos ciclos de carga e descarga.
Quando a nova bateria da CATL chega ao mercado?
Ainda não foi divulgado qual será o primeiro veículo de produção equipado com a bateria Shenxing Plus. A bateria de geração anterior foi revelada em meados de 2023 e deve estar presente em pelo menos 50 modelos até o fim de 2024, segundo o diretor de tecnologia da CATL, Gao Huan.
Nova célula de bateria que dura 15 anos
A CATL também anunciou este ano um novo tipo de célula de bateria que não degrada mesmo após mil ciclos de carregamento. A novidade usa uma técnica que estende a vida útil e será usada primeiro por uma fabricante de ônibus, a Yutong.
A empresa garante que as células irão funcionar em plena capacidade por 15 anos (ou 1,6 milhão de quilômetros rodados). Saiba mais sobre a novidade aqui.