sábado, setembro 28, 2024
InícioInternacionalConheça a língua judaica dos antepassados de Silvio Santos

Conheça a língua judaica dos antepassados de Silvio Santos

Isaac ben Judah Abravanel (1437-1508) foi um filósofo e comentarista bíblico judeu, nos tempos em que a Península Ibérica tinha dominação islâmica. Como muitos de sua comunidade, aprendeu a lidar com finanças, característica adquirida pelo fato de, por muito tempo na Idade Média, os judeus não poderem ser proprietários de terras, andar a cavalo ou assumir funções públicas.

Com isso, a alternativa foi criar negócios próprios e atuar como financistas, uma função valiosa para os proprietários de terra e autoridades, que acabaram enriquecendo com tal ajuda.

“E foi para Salônica, na Grécia. De lá, então, meu pai, meu avô, tiveram o título Senor Dom Abravanel. Aqui no Brasil não existe Dom. o título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e 90 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deram dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que ‘Dom é frescura’ e ele colocou Senor, Senor quer dizer ‘Dom Abravanel’”.

Depois que foram expulsos da Península Ibérica (1492 da Espanha e 1496 de Portugal) os judeus emigraram para países como Itália, Grécia, Bulgária, Holanda, Áustria ou para a costa norte da África no Marrocos sob domínio muçulmano. E levaram com eles o ladino, que se adaptou com alguns termos linguísticos locais e também com palavras em hebraico.

Forma de adaptação e proteção

Senor Abravanel passou a ser chamado de Silvio Santos por escolha própria. Silvio foi o nome pelo qual sua mãe o chamava, dando um caráter brasileiro ao nome Senor.

Então, já com esta mudança, ele preferiu alterar também o sobrenome, para se adaptar melhor ao país. E escolheu Santos, como uma maneira de ser protegido por todos os santos. O que refletia muito o seu otimismo em progredir na vida.

“O ladino também era uma forma de adaptação e de proteção, porque a língua era a espanhola, mas os caracteres eram hebraicos”, prossegue Amâncio. “Outras línguas surgiram de maneira semelhante em outros locais, como o ídische”, disse, ao se referir à língua que utiliza o alemão, com caracteres em hebraico.

Assim como Isaac e o ladino, Silvio Santos buscou ferramentas para se adaptar, como judeu, a outras culturas. Mas nunca escondeu sua origem. Prova disso foi que pediu para ser enterrado em cemitério judaico.

Silvio e seu antepassado Isaac tinham muito em comum. Eram empreendedores, sabiam lidar com finanças. Tinham bom trânsito entre as autoridades e eram respeitados. Neste sentido, Silvio cumpriu seu legado familiar.

Muito de Isaac permaneceu em Silvio. Por tal semelhança, não seria nada estranho se, no século 15, se ouvisse o antepassado cantar, em ladino (segundo o portal Sefarad), por vielas estreitas e praças com fontes:

Agora e ora, de alegriya, vamos sorro e kantar; de el mundo no si lleva dinguno, vamos sorro e kantar.”

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui