O cantor Paul McCartney completa 82 anos nesta terça-feira (18) e em comemoração à data, a CNN listou cinco curiosidades sobre o cantor que iniciou a sua carreira nos Beatles, uma das maiores bandas da história, que teve o seu fim na década de 70.
Ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, o cantor lançou canções icônicas como “Yesterday”, Hey Jude” e “Let It Be”. Após o fim do grupo, o baixista criou a banda Paul McCartney & Wings, junto com a sua então esposa, Linda McCartney e o guitarrista Denny Laine.
Já em sua carreira solo, onde já contabiliza 18 álbuns, Paul continua se reinventando e compondo novas criações, além de participar de parcerias.
Ao longo de sua carreira, 47 canções de Paul estiveram presentes na Billboard Hot 100, o principal ranking da indústria musical. Dentre elas, 9 canções atingiram o 1º lugar e 23 estiveram no Top 10. Já com os Beatles, 72 músicas estiveram na Hot 100, sendo 20 delas em 1º lugar e 35 entre as 10 primeiras.
Confira 5 curiosidades sobre Paul McCartney:
Dono de uma das maiores teorias da conspiração
Uma das maiores teorias da conspiração da cultura pop é que Paul McCartney morreu em um acidente de carro e, desde então, teria sido substituído por um sósia. Apesar dos boatos começarem a circular em 1969, muita gente ainda acredita nessa teoria.
Já foi preso por posse de drogas
Em 16 de janeiro de 1980, o ex-Beatle foi preso por porte de maconha no Aeroporto de Tóquio, no Japão e passou dez dias na prisão.
É vegetariano e ativista na causa animal
Ao lado de suas filhas Stella e Mary, McCartney lançou a “Meet Free Monday” (Segunda-feira Sem Carne, em português) em 2009, uma campanha sem fins lucrativos que visa aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental prejudicial da pecuária e da pesca industrial.
A campanha incentiva as pessoas a ajudar a abrandar as alterações climáticas, a conservar recursos naturais preciosos e a melhorar a sua saúde através de pelo menos um dia de consumo de plantas por semana.
Quebrou recorde mundial no Rio
Durante sua primeira passagem pelo Brasil em 1990, Paul McCartney se apresentou no Estádio do Maracanã e quebrou um recorde mundial ao reunir 184 mil pessoas em seu show. Durante sua última vinda ao Brasil, no ano passado, o cantor relembrou o show e disse que a experiência foi “mágica”, com pessoas “fazendo amor” na plateia.
Já recebeu uma indicação ao Oscar
Além de ser dono de 18 estatuetas do Grammy e receber 81 indicações no principal prêmio na categoria musical, o ex-Beatle já recebeu uma indicação no Oscar em 1974, com a música “Live and Let Die”, que foi composta por ele e sua ex-esposa Linda McCartney para o filme “Com 007 Viva e Deixe Morrer”.
Paul McCartney publica vídeo sobre passagem pelo Brasil; confira