Calcular a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não é uma tarefa fácil, pois a metodologia utilizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avalia a quantidade e a qualidade dos acertos. Por isso, os estudantes têm dificuldade de estimar o resultado.
Apesar disso, existem algumas ferramentas on-line que fazem um cálculo aproximado da nota, com base no número de acertos em cada uma das áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
A CNN reuniu alguns sites que ajudam o estudante a acalmar a ansiedade. Confira:
- Planejativo – O aplicativo tem uma calculadora parecida com a do Me Salva!, que usa o número de acertos dos estudantes para fazer uma estimativa da nota. A diferença é que o Planejativo também usa a nota da redação para fazer a média total.
- TRI Enem – a plataforma do cursinho Gama calcula a nota do estudante com base nas questões que ele acertou. Para isso, pede para o candidato preencher as respostas assinaladas na prova e faz uma estimativa.
O Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo da nota. A metodologia leva em conta três variáveis que definem os valores de mínimo e máximo da prova:
- Parâmetro de dificuldade: avalia a complexidade da questão. Quanto mais difícil o item, maior seu valor.
Na prática, espera-se que os estudantes que acertaram as questões mais difíceis também acertem as mais fáceis, já que, teoricamente, habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples.