sábado, outubro 5, 2024
InícioPolíticaconfira passo a passo para justificar voto

confira passo a passo para justificar voto

Nas eleições municipais de 2024, eleitores brasileiros entre 18 e 70 anos devem justificar a ausência caso não compareçam às urnas. Se a justificativa não for apresentada, a Justiça Eleitoral pode aplicar sanções, incluindo multa e restrição de direitos. O primeiro turno ocorre neste domingo, 6, das 8h às 17h (Brasília).

Conforme o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), a multa para quem não justificar a ausência varia entre 3% e 10% do salário mínimo. Para regularizar a situação, é necessário utilizar o aplicativo e-Título, que requer cadastro prévio. Veja outras opções abaixo.

Até este sábado, 5, o eleitor deve baixar o aplicativo do título de eleitor, o e-Título. Lá, deve preencher seus dados e validar as informações. No dia da votação, é preciso ativar a geolocalização no celular e clicar em “justificar”.

Comprovantes que expliquem a ausência devem ser anexados. Os prazos para justificar são: 1º turno até 5 de dezembro e 2º turno até 7 de janeiro de 2025. Alternativamente, a justificativa pode ser entregue no cartório eleitoral ou a um local de votação.

Outras formas de justificativa e consulta da situação eleitoral

Ícone do aplicativo do título de eleitor, o e-Título
Ícone do aplicativo do título de eleitor, o e-Título | Foto: Divulgação/Justiça Eleitoral/Montagem

Outra opção é enviar pelo correio, utilizando o formulário disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para verificar a situação eleitoral, acesse o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE.

Selecione “Consultar Situação Eleitoral” e informe o número do título, CPF ou nome completo. No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 70 anos, e a ausência não justificada acarreta penalidades.

Além da multa, o eleitor pode enfrentar restrições como a impossibilidade de obter passaporte, inscrever-se em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino e ocupar cargos públicos.

Deixar de votar por três eleições consecutivas, sem justificativa, resulta no cancelamento da inscrição eleitoral.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui