O sábado (25) foi agitado para quem gosta de competições continentais de clubes. Durante a madrugada, o Auckland City conquistou o título da Liga dos Campeões da Oceania. Já durante a tarde, o Al-Ahly levou a Liga dos Campeões da África, enquanto o Al Ain faturou a Liga dos Campeões da Ásia.
Isso significa que o trio de vencedores estará no novo Intercontinental da FIFA, competição que acontecerá no final do ano somente entre os campeões continentais e substituirá o Mundial de Clubes da FIFA, competição que vinha sendo disputado desde 2005 após uma primeira edição em 2000.
Nesse formato, com todas as disputas em jogo único, o campeão da Champions entrará direto na decisão. Até lá, porém, haverá um playoff com os outros cinco campeões. De um lado, o vencedor da Libertadores vai encarar o representante da Concacaf.
Do outro lado, há uma fase preliminar: o Auckland City vai jogar contra Al Ain ou Al-Ahly e o time que passar vai jogar contra Al-Ahly ou Al Ain (haverá um sorteio para determinar qual deles ficará direto no “chapéu”).
Depois, o ganhador do confronto entre os times americanos vai duelar contra a equipe que sobreviver ao mata-mata da outra chave na final do playoff. O vencedor da eliminatória, então, vai jogar a final do Intercontinental contra Real Madrid ou Borussia Dortmund.
O Intercontinental, cabe destacar, não tem relação direta com o novo “Supermundial de Clubes”. Ambos são organizados pela FIFA, mas o “Supermundial” será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos, por 32 clubes, campeões continentais ou não.
Outra diferença é periodicidade. Enquanto o Intercontinental será anual, o “Supermundial” acontecerá a cada quatro anos.
- Ásia: Al Ain
- América do Norte, Central e Caribe: campeão da Copa dos Campeões da Concacaf; final será em 1º de junho entre Pachuca e Columbus Crew
- Europa: campeão da Champions; final será em 1º de junho entre Real Madrid e Borussia Dortmund
- América do Sul: campeão da Libertadores; competição está na fase de grupos
- Primeira fase dos playoffs: campeão da Libertadores x vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf e vencedor da fase preliminar x Al-Ahly ou Al-Ain
- Final: campeão da Champions x vencedor dos playoffs