Quem já viajou para outros países sabe que os processos burocráticos exigem atenção especial para não ter problemas na hora de embarcar. Alguns países pedem visto de turismo para o ingresso no território, o que pode levar meses de preparação. Contudo, há lugares que não obrigam a necessidade desse tipo de documento.
Atualmente, os brasileiros podem viajar para mais de 150 países sem a necessidade de visto de turismo, conforme informações do Itamaraty. No entanto, é crucial verificar as regras específicas de cada nação, pois o tempo permitido de permanência varia.
Brasil exige visto para países que também exigem aos brasileiros
O Brasil adota o princípio de reciprocidade diplomática. O governo brasileiro exige visto apenas para países que também o exigem de brasileiros.
Embora o Ministério das Relações Exteriores não forneça uma lista oficial dos países que dispensam o visto, recomenda-se o uso da ferramenta virtual Passport Index, da Arton Capital, para seguir as mudanças nas relações diplomáticas.
O passaporte brasileiro está classificado na 24ª posição no ranking de mobilidade global do Passport Index. O índice reflete quantos países podem ser visitados sem a necessidade de visto.
Confira os países que dispensam visto de turismo para brasileiros:
Há, ainda, países que podem exigir visto de turismo, conforme as autoridades locais. No entanto, a burocracia é facilitada e pode ser realizada na chegada ao território.
Confira abaixo:
- Bahrain;
- Burkina Faso;
- Burundi;
- Camboja;
- Comores;
- Congo;
- Costa do Marfim;
- Cuba;
- Djibouti;
- Egito;
- Guiné Equatorial;
- Etiópia;
- Gabão;
- Guiné;
- Guiné-Bissau;
- Índia;
- Indonésia;
- Jordânia;
- Quênia;
- Laos;
- Líbano;
- Lesoto;
- Madagascar;
- Malawi;
- Maldivas;
- Ilhas Marshall;
- Mauritânia;
- Moçambique;
- Nepal;
- Nova Zelândia;
- Nigéria;
- Omã;
- Palau;
- Papua Nova Guiné;
- Catar;
- Ruanda;
- Samoa;
- Seychelles;
- Serra Leoa;
- Ilhas Salomão;
- Somália;
- Coreia do Sul;
- Sudão do Sul;
- Sri Lanka;
- Tajiquistão;
- Tanzânia;
- Timor-Leste;
- Togo;
- Tonga;
- Tuvalu;
- Uganda;
- Vietnã;
- Zâmbia; e
- Zimbábue.