Uma das franquias slasher de maior sucesso do cinema é “Pânico“. Criada por Kevin Williamson, que escreveu os dois primeiros filmes e o quarto, a série se tornou famosa por brincar com os clichês do terror através de sua metalinguagem.
Os primeiros quatro filmes da série foram dirigidos pelo falecido Wes Craven, e a quinta e sexta parcelas foram dirigidas por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Todos os filmes fizeram sucesso de bilheteria. Mas o que será que a crítica pensa sobre os filmes? E qual deles eles acham o melhor?
Pensando nisso, resolvemos rankear do pior ao melhor todos os filmes da série “Pânico”. Como critério, utilizamos as aprovações e cotações dos principais agregadores de crítica e sites especializados em cinema.
Qual o melhor filme da franquia Pânico?
6º – Pânico 3 (2000)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 41%
- Rating: 5.20/10
- Metacritic: 56/100
- IMDb: 5,7/10
- Letterboxd: 2.8/5
Na trama de “Pânico 3”, um novo Ghostface surge e começa a matar o elenco de “Stab 3”, o filme dentro do filme. Dando maior ênfase ao humor e diminuindo um pouco o terror, “Pânico 3” teve uma recepção mista da crítica na época de seu lançamento.
No entanto, ao longo dos anos, o filme passou a ser reavaliado. Primeiro, por um séquito de críticos e fãs que o consideram o mais ousado e metalinguístico da série.
Depois que o movimento MeToo ganhou força em 2017, expondo casos de abuso e assédio sexual na indústria, críticos passaram a reavaliar o filme. Eles notaram paralelos entre o comportamento do atualmente condenado produtor Harvey Weinstein e os temas de abuso apresentados na trama.
Onde assistir:
- Paramount+
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
5º – Pânico 4 (2011)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 60%
- Rating: 5.90/10
- Metacritic: 52/100
- IMDb: 6,2/10
- Letterboxd: 3.3/5
Quinze anos após os eventos do primeiro filme, “Pânico 4” mostra Sidney retornando a Woodsboro, onde um novo Ghostface começa a atacar estudantes.
O filme teve uma recepção mista da crítica especializada. Embora tenha sido criticado por se apoiar em clichês e oferecer pouco impacto no terror, recebeu elogios pelas atuações, pelo humor e pela direção de Wes Craven.
Onde assistir:
- Amazon Prime Video
- Globoplay (plano padrão com anúncios)
4º – Pânico 5 (2022)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 76%
- Rating: 6.60/10
- Metacritic: 60/100
- IMDb: 6,3/10
- Letterboxd: 3.⅖
Situado vinte e cinco anos após o primeiro filme, “Pânico 5” (2022) segue um novo Ghostface que persegue adolescentes ligados aos assassinatos originais.
O filme teve uma recepção positiva da mídia em geral. O consenso crítico apontou as atuações do elenco como a maior virtude do longa.
Onde assistir:
- Universal+ (Prime Video Channels)
- Alugar e comprar no YouTube Filmes
- Alugar e comprar no Amazon Prime Video
- Alugar e comprar no Microsoft Store
- Alugar e comprar no Apple TV
3º – Pânico VI (2023)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 77%
- Rating: 6.70/10
- Metacritic: 61/100
- IMDb: 6,4/10
- Letterboxd: 3.4/5
Bem recebido pela mídia especializada em geral, o consenso crítico apontou as atuações e a mudança de cenário em “Pânico VI” como os melhores aspectos do filme.
Na trama, um novo Ghostface começa a atacar os sobreviventes de “Pânico 5”, que, após saírem de Woodsboro, se mudaram para Nova York.
Onde assistir:
2º – Pânico 2 (1997)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 82%
- Rating: 6.90/10
- Metacritic: 62/100
- IMDb: 6,3/10
- Letterboxd: 3.3/5
Dois anos após os eventos do primeiro filme, “Pânico 2” segue Sidney e os outros sobreviventes de Woodsboro em uma universidade, onde um novo Ghostface ataca.
O filme teve recepção positiva da crítica em geral. Segundo o consenso da mídia especializada, “Pânico 2” manteve o nível do primeiro e recebeu elogios pela metalinguagem e cenas de mortes.
Onde assistir:
- Netflix
- Paramount+
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)
1º – Pânico (1996)
- Rotten Tomatoes:
- Tomatometer: 77%
- Rating: 7.10/10
- Metacritic: 66/100
- IMDb: 7,4/10
- Letterboxd: 4.0/5
Filme responsável por reviver o interesse no gênero de terror durante a década de 90 e por revitalizar o slasher, “Pânico” foi um grande sucesso de público e crítica.
Com ampla recepção positiva da crítica, o filme foi elogiado pelo uso inovador de metalinguagem, satirizando os clichês do terror. Além disso, “Pânico” é considerado um dos filmes de terror mais influentes de todos os tempos.
Na trama, a estudante de Woodsboro, Sidney, e seus amigos são alvos de um assassino fantasiado conhecido como Ghostface.
Onde assistir:
- Netflix
- Paramount+
- Mercado Play (gratuito com anúncios)
- Pluto TV (gratuito com anúncios)