sábado, setembro 28, 2024
InícioGeralConfira a previsão do tempo do Inmet para as próximas 2 semanas

Confira a previsão do tempo do Inmet para as próximas 2 semanas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) finalizou, nesta segunda-feira, 17, a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Durante o período, são esperadas chuvas intensas em partes da Região Norte, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As precipitações serão impulsionadas pelo transporte de umidade do oceano para o continente.

Para a primeira semana, de 17 a 24 de junho de 2024, o calor e a alta umidade na Região Norte devem provocar pancadas de chuva, com acumulados superiores a 60 mm no noroeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá. Outras áreas podem ter chuvas isoladas com menores acumulados.

No Nordeste, a faixa leste deve ter chuvas inferiores a 40 mm por causa do transporte de umidade do oceano. No noroeste do Maranhão, há previsão de pancadas de chuva, enquanto o interior deve ter tempo quente e seco.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo será quente e seco, mas pode haver chuvas fracas e isoladas no norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.

Leia também:

De acordo com a previsão do tempo do Inmet, no Sul, a persistência das chuvas deve ocorrer no norte do Rio Grande do Sul e no meio-oeste de Santa Catarina, por causa de um sistema de baixa pressão e de um sistema frontal, com volumes acima de 60 mm, ventos fortes e descargas elétricas.

“O Inmet destaca que monitora estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais pelo portal do instituto”, informou o órgão.

Previsão do tempo para a segunda semana

Na segunda semana, de 25 de junho a 3 de julho, são esperados volumes de chuva superiores a 50 mm no extremo norte da Região Norte, no noroeste da Região Nordeste e no extremo sul da Região Sul.

Na Região Norte, os maiores acumulados devem ocorrer no noroeste do Amazonas, de Roraima, do Amapá e no nordeste do Pará, com volumes acima de 60 mm. Outras áreas devem ter menos de 5 mm e não há previsão de chuva para o Tocantins.

Segundo a previsão do tempo do Inmet, no Nordeste, chuvas entre 30 e 50 mm estão previstas para a faixa leste, enquanto no nordeste do Maranhão, os volumes podem superar 50 mm. O interior deve continuar quente e seco.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue seco e quente, exceto em áreas de Mato Grosso do Sul e no leste de São Paulo, onde as chuvas devem ser inferiores a 40 mm.

Na Região Sul, chuvas com volumes superiores a 50 mm são esperadas no centro-sul do Rio Grande do Sul. As demais áreas terão volumes menores.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui