O cinema e a gastronomia são duas paixões para muitas pessoas que, quando se unem em uma única obra, podem se transformar em um entretenimento viciante.
A mistura de sentidos nas produções audiovisuais garante uma experiência única para quem gosta de apreciar uma boa culinária.
Pensando nisso, a CNN separou alguns filmes que valem a pena serem assistidos por quem quer passar um pouco de vontade – ou se inspirar para testar novas receitas.
Wonka
A história da mente por trás da maior fábrica de chocolates do mundo, o enredo de “Wonka” conta como o jovem Willy Wonka embarca em uma aventura para espalhar alegria através do seu chocolate, até se tornar o maior chocolatier de todos os tempos.
Em uma história cheia de bombons açucarados e fontes de calda de chocolate, o protagonista vai precisar buscar seu espaço no mercado para levar seus doces para todos. O longa está em exibição nos cinemas do Brasil.
Sem Reservas
“Sem Reservas” conta a história de Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones), que é chef de cozinha de um restaurante e sua vida gira em torno dessa função. Sua vida vira de cabeça para baixo quando ela se torna guardiã da sua sobrinha e um novo subchefe na sua equipe, e precisa aprender a equilibrar mais pratos no seu dia a dia.
É através da cozinha que a protagonista e sua sobrinha encontram uma nova maneira de se entender com a nova vida. O filme está disponível na HBO Max e pode ser alugado no Apple TV+.
Julie & Julia
São 524 receitas preparadas no prazo de um ano por Julie Powell (Amy Adams) no filme “Julie & Julia”, no qual a americana se desafia a cozinhar todas as receitas do livro de Julia Childs (Maryl Streep), “Mastering the Art of French Cooking” (“Dominando a arte da culinária francesa”, em inglês).
O filme entrelaça a história das duas mulheres. Enquanto Julie relata suas experiências em um blog com cada vez mais audiência, querendo saber da sua vida culinária, mas também suas reflexões pessoais. O longa está disponível no Paramount Plus, e também pode ser alugado no Apple TV+.
Comer, Rezar, Amar
O clássico livro adaptado para o cinema “Comer, Rezar e Amar” traz uma experiência gastronômica de dar água na boca em qualquer espectador. Na Itália, a protagonista tem uma verdadeira redescoberta sobre sua relação com a comida. As cenas em que ela se deleita com uma fatia de margherita da L’antica Pizzeria da Micheleda geram, até hoje, filas na porta do estabelecimento.
Com Julia Roberts no papel de Liz Gilbert, que acabou de se divorciar do marido e começa a ter dúvidas sobre o que é realmente importante para ela. A protagonista parte para uma viagem de autodescoberta para Itália, Índia e Bali. O filme está disponível no Prime Video, na HBO Max e em alguns pacotes do StarPlus.
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Em “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”, é impossível não associar o filme ao icônico crème brûlée que Amelie adora quebrar antes de comer. A obra, que explora os efeitos sensoriais da protagonista e tem uma trilha sonora icônica, conta a história da garçonete parisiense que observa a vida ao seu redor enquanto sonha em viver um grande amor.
Um sucesso de público e de crítica, o longa é uma comédia fantasiosa, que conquistou a maior bilheteria de um filme francês nos Estados Unidos. Indicado ao Oscar, a obra ainda recebeu o prêmio de melhor filme no European Film Awards. É possível assistir ao filme no Apple TV+.
Veja também: São Paulo, os quatro cantos de uma cidade plural
Compartilhe: