quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioConcursos Públicos e EmpregosConcurso TSE unificado: o que estudar em Direito Administrativo

Concurso TSE unificado: o que estudar em Direito Administrativo

Com o edital do concurso TSE unificado iminente, é fundamental uma preparação intensiva. Sob a organização do Cebraspe, as provas estão previstas para este ano e devem abranger diversas disciplinas, incluindo o Direito Administrativo.

Para direcionar os candidatos em Direito Administrativo, o professor Ferdinando Scremin compartilha orientações e dicas essenciais para a prova. 

Com base no último concurso unificado da Justiça Eleitoral, de 2006, onde a disciplina foi abordada, espera-se que o próximo edital siga os mesmos moldes. 

“Acreditamos que o próximo edital exigirá, no mínimo, os conteúdos cobrados no último concurso, sendo prudente acreditar que novas matérias poderão ser exigidas, a exemplo da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e dos atos e processos administrativos”, ressalta o professor.

A expectativa é que o Direito Administrativo seja cobrado tanto nas provas para os cargos de técnico quanto de analista, porém com nuances de cobrança distintas. 

+ Saiba tudo sobre o concurso TSE Unificado

Concurso TSE unificado é iminente e deve sair em abril

(Foto: Divulgação)

>> Prepare-se para o concurso TSE Unificado. Estude com os melhores professores do país!

Quais assuntos estudar em Direito Administrativo?

O professor de Direito Administrativo do Qconcursos, Ferdinando Scremin, lista os temas essenciais da disciplina. São eles: 

  • Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90); e 
  • Lei Geral de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 14.133/2021).

Esses assuntos podem ser cobrados tanto em provas de técnico, quanto analista. 

No entanto, Ferdinando aponta que as provas de analista devem apresentar outros tópicos, como: “a estrutura da Administração, os poderes, responsabilidade civil do Estado, serviços públicos, formas de controle, além da parte introdutória, incluindo os princípios”.

É importante que o candidato explore as bases da disciplina e compreenda os conceitos do Direito Administrativo. 

Ferdinando também destaca a necessidade de manter os estudos organizados de forma estratégica, alinhando a teoria e a prática de questões.

Além de compreender a sequência lógica dos conteúdos, que aborda: fontes, princípios, organização da administração pública, órgãos e agentes, poderes e deveres da Administração, formas de controle, responsabilidade civil do Estado, licitações e contratos.

Essas dicas e muitas outras sobre disciplinas que devem cair no concurso TSE unificado estão disponíveis no E-book Guia de Estudos do TSE Unificado. Baixe gratuitamente e acesse orientações valiosas de professores, além de questões com gabaritos comentados.

Como a banca Cebraspe aborda Direito Administrativo?

Segundo o professor Ferdinando, o Cebraspe apresenta uma abordagem técnica e jurídica em Direito Administrativo. A banca também possui familiaridade com jurisprudência.

O professor destaca a atenção dos candidatos em relação aos termos utilizados nas perguntas, visando evitar “pegadinhas”.

“Cada premissa é analisada isoladamente, e as conclusões dos enunciados devem guardar perfeita consonância com as premissas apresentadas”, acrescenta.

Quer acessar o Guia Completo de Estudos do concurso TSE Unificado? Baixe gratuitamente o ebook, com dicas e orientações dos melhores professores do país, além de questões com gabaritos comentados.

Via R7

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui