O Ministério da Defesa já trabalha na criação do seu quadro próprio para a realização do seu novo concurso público. A intenção da pasta é preencher os cargos que atualmente são ocupados por militares.
Em resposta acessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, o Ministério da Defesa informa que “a proposta de criação de uma carreira civil para o Ministério da Defesa está em estudo.”
No início do mês, em contato com a pasta, foi informado à reportagem que o novo concurso está confirmado. No entanto, a seleção está em fase de estudo e, por isso, ainda não há prazos definidos.
O quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertados dependerão da criação dessa nova carreira do quadro próprio.
Conforme apurado pela CNN, o novo concurso pode ofertar 300 vagas. Além disso, a criação dessa nova estrutura para um quadro próprio no Ministério da Defesa deve contemplar cargos de assistentes, analistas e especialistas em Defesa.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de “Técnicas de estudos para concursos”, com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!
Ministério da Defesa tem mais de 200 servidores cedidos
Com a criação da nova carreira e a realização de um novo concurso, o Ministério da Defesa visa diminuir a dependência de militares em sua estrutura.
Segundo dados da própria pasta, disponibilizados no Portal do Governo, a Defesa tem cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos. A maioria é composta por militares cedidos das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.
Os dados também revelam que somente 66 servidores do quadro da pasta são de carreiras, ou seja, aprovados em concursos públicos.
Ministério da Defesa confirma a realização de um novo concurso público para efetivos e quadro próprio
(Foto: Hamilton Garcia)
Quando foi o último concurso do Ministério da Defesa?
Como o Ministério da Defesa não possui uma carreira própria de pessoal composta por civis, não há histórico de últimos concursos públicos.
Após a conclusão dos estudos em andamento pela pasta e criação da carreira, a Defesa promoverá o seu primeiro concurso externo para servidores.
A pasta realiza processos seletivos para ocupar os cargos ou funções comissionadas. No entanto, não há registros públicos.
Censipam tem aval para 60 vagas temporárias
Vinculado ao Ministério da Defesa, o Censipam tem um novo concurso autorizado para o preenchimento de 60 vagas. O órgão Censipam teve seu aval publicado em Diário Oficial e realiza os trâmites internos.
Serão preenchidas oportunidades temporárias, ou seja, para o provimento por tempo determinado.
O quantitativo está distribuído entre os seguintes cargos:
- técnico de apoio: uma vaga;
- técnico de formação específica: seis vagas;
- analista intelectual: 12 vagas; e
- analista gerencial: 41 vagas.
As contratações serão para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
O recrutamento das pessoas se dará por meio de processo seletivo simplificado. O prazo para publicação do edital é de seis meses, devendo ser publicado até abril deste ano.
Além desse edital para temporários, o Censipam tem 200 vagas que serão preenchidas por meio de concurso, já realizado.
Fique por dentro dos concursos!