Em Paris, um concurso tradicional celebra um dos maiores símbolos da culinária francesa: a famosa baguete. Nesta 31ª edição, um júri composto por especialistas e moradores da cidade avaliou as baguetes candidatas com base em cinco critérios: aparência, maciez, miolo com alvéolos (pequenos furos), sabor e crocância.
Patrimônio Cultural da Unesco
Em 2022, a baguete foi considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O pão é parte integrante dos hábitos sociais dos franceses, que costumam carregar a baguete debaixo do braço ou em mochilas, comendo-a a caminho.
A vencedora do concurso receberá um prêmio de 4 mil euros e terá a honra de fornecer as baguetes para o Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente da França, durante um ano. Essa distinção ganha ainda mais relevância em 2024, ano dos Jogos Olímpicos em Paris, quando a baguete vencedora será um destaque cultural.
O vice-prefeito de Paris, Nicolas Ullad, ressaltou a importância do evento, afirmando que “a baguete é um símbolo da cultura francesa, celebrado neste concurso que envolve moradores e especialistas em busca da melhor receita tradicional”.
Os jurados populares e especialistas anotaram cuidadosamente suas avaliações em fichas, degustando as baguetes e analisando os aspectos que compõem o pão perfeito, de acordo com os critérios estabelecidos.
Compartilhe: