Os editais do concurso Caixa estão disponíveis e são organizados pela banca Cesgranrio. Estão sendo ofertadas 4.050 vagas, com ganhos de até R$16,7 mil.
As provas estão marcadas para o dia 26 de maio e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
Segundo o edital Caixa, a redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativa. Além disso, a redação será avaliada conforme os seguintes critérios:
a) adequação ao tema proposto;
b) adequação ao tipo de texto solicitado;
c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).
A redação deverá ser escrita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O candidato terá a redação pontuada com nota zero quando:
a) fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
b) fugir ao tema proposto;
c) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso);
d) assinar e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) escrever a lápis, em parte ou na sua totalidade.
BAIXE E-BOOK GRATUITO: GUIA DE ESTUDOS CONCURSO CAIXA e intensifique sua preparação!
Fique por dentro dos concursos!
Como ir bem na redação do concurso Caixa?
Para que o candidato faça uma boa redação no concurso da Caixa Econômica Federal, é preciso ter em mente que é vital entender a mentalidade da banca avaliadora, que busca por dissertações assertivas e alinhadas às expectativas.
Segundo o professor João Bolognesi, outros pontos que os candidatos vão precisar ter em mente durante a realização das provas de redação são os seguintes:
- Três critérios principais são utilizados na avaliação: elementos textuais, gramaticais e informativos.
- O conteúdo da redação deve estar tematizado e refletir a proposta da banca, incorporando informações relevantes sobre o trabalho bancário e atualidades.
- A estrutura da redação, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão, desempenha papéis fundamentais, exigindo clareza e conexão entre parágrafos.
- A correção gramatical é crucial, com erros que podem afetar a compreensão e a coesão do texto, além da legibilidade e marcações adequadas.
- A dissertação argumentativa requer uma introdução que posicione o autor em relação ao tema, um desenvolvimento com argumentos bem estruturados e uma conclusão que reitere a posição defendida, garantindo uma unidade coesa no texto.