quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioConcursos Públicos e EmpregosConcurso Caixa: como escolher a área do cargo de técnico?

Concurso Caixa: como escolher a área do cargo de técnico?

O concurso caixa já contabiliza um número parcial de inscrições de mais de 1,2 mil para as 4.050 vagas dos níveis médio e superior. Desse total, pouco mais da metade, 645 mil, já confirmaram o cadastro mediante o pagamento da taxa.

As inscrições para participar do concurso da Caixa Econômica Federal seguem abertas até a próxima segunda-feira, 25 de março, pelo site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora.

Ao todo, o edital oferece 4 mil para técnicos bancários (tradicional e TI), de nível médio, e 50 de nível superior, para engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

Mas como o interessado na seleção pode decidir sobre qual área do cargo de nível médio concorrer?

Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Na iminência do encerramento das inscrições, muitos candidatos ainda não sabem como definir para qual área concorrer: técnico bancário tradicional ou técnico Bancário da área de Tecnologia da Informação (TI).

O professor do Qconcursos e especialista em concursos públicos, João Paulo, traz insights valiosos para auxiliar nessa escolha crucial.

Como definir a área do concurso Caixa?

Uma das primeiras questões levantadas pelo professor João Paulo é sobre o conhecimento em GitHub, um indicativo claro do perfil para a prova. Segundo o especialista do Qconcursos, se o candidato sabe o que significa, tem mais indícios e probabilidade de ter um melhor aproveitamento na prova para o cargo de TI.

Por outro lado, para quem não tem familiaridade com o termo, a escolha natural seria o cargo de técnico bancário tradicional.

“Se você nunca ouviu falar, não faz ideia do que isso significa, você vai fazer a prova de técnico bancário.”

Além disso, João Paulo faz um alerta sobre o estudo da área de Tecnologia da Informação.

“O aprendizado da parte de TI é muito mais exigente, é muito mais dedicação.”

Que tal conferir as principais informações do concurso Caixa em um único local? Folha Dirigida junto com o Qconcursos produziu um e-book com todos os detalhes sobre cargos, requisitos, salários, benefícios, provas e como estudar para o concurso. BAIXE O E-BOOK AQUI!

Área de TI pode ser mais exigente

O cargo de técnico de TI na Caixa Econômica Federal é conhecido por sua rotatividade, servindo como um trampolim para profissionais que desejam construir uma carreira sólida na área.

O professor João Paulo explica que esse é um cargo que vai sempre estar com muita rotatividade dentro do banco.

Para os candidatos da área de TI, João Paulo destaca a importância de considerar a quantidade de estudo e dedicação necessários para o cargo. Isso porque a prova para técnico de TI aborda conceitos mais avançados de programação, exigindo um tempo significativo de preparação.

“Você tem três meses para fazer essa prova. Não vai dar para você olhar todo o conteúdo que é exigido se você não tem já a base disso.”

Ao analisar o edital, o professor ressalta que o cargo de técnico de TI aborda conceitos mais amplos, exigindo um conhecimento abrangente da área de tecnologia

“Ele pega coisas que o profissional de TI tem que ser um profissional pleno full stack, que ele tem que ter conhecimento tanto de front end quanto de back end.”

Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro de dicas de estudo e informações do concurso Caixa

Já escolheu a área do concurso Caixa?

O professor João Paulo reforça a importância de uma escolha consciente, considerando o perfil profissional e as expectativas de carreira de cada candidato. É preciso uma análise cuidadosa das habilidades, interesses e objetivos de carreira.

“Minha sugestão é que realmente quando você olha para isso, você olhe com a devida atenção, não fique tentado só pela quantidade de vagas para achar que a área de TI é uma área fácil.”

Nomeações do concurso devem ocorrer ainda em 2024

O edital do concurso da Caixa trouxe uma oferta de 4.050 vagas para novos efetivos. De acordo com o presidente do banco, Carlos Vieira, 2 mil nomeações devem ocorrer ainda no segundo semestre deste ano, com as demais em 2025.

Do total das vagas, são 4 mil para técnicos bancários (tradicional e TI), de nível médio, e 50 de nível superior, para engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.

Para o cargo de técnico bancário, o requisito é somente o nível médio completo, independentemente da escolha. Ambos têm ganhos mensais de até R$5.575,54.

Já as 50 vagas de nível superior exigem a formação na respectiva área desejada. A remuneração do médico e do engenheiro de segurança do trabalho pode chegar a R$16.728,80.

Os editais, inclusive, trazem a distribuição das vagas por região. Há oportunidade em todos os Estados.

Via R7

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui