quinta-feira, maio 8, 2025
InícioDestaqueConclave mantém indefinição sobre novo papa na manhã do 2º dia

Conclave mantém indefinição sobre novo papa na manhã do 2º dia

A manhã do segundo dia de conclave segue com a indefinição sobre a escolha do próximo papa. Nesta quinta-feira, 8, uma fumaça preta foi vista ao sair da chaminé da Capela Sistina, o que significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Eles voltam ao debate nesta tarde.

Este resultado vem depois de duas votações realizadas durante a manhã. Para a eleição de um novo pontífice, um cardeal deve obter pelo menos dois terços dos votos do conclave. Quando isso ocorrer, a fumaça que sairá da chaminé será da cor branca, de modo a revelar que houve a eleição de um novo papa. Até agora, as deliberações não alcançaram esse consenso.

Expectativa para as votações da tarde do conclave

Cardeais reunidos no início do conclave na Capela Sistina, em Roma, no Vaticano (18/4/2005) | Foto: Catholic Press Photo

O conclave continuará à tarde com mais duas votações. Se não houver definição na primeira votação, a chaminé ficará sem emitir fumaça. Caso a segunda votação também não resulte em consenso, a fumaça preta vai aparecer novamente. A expectativa é que a fumaça branca surja assim que ocorra a escolha do novo papa.

Historicamente, a eleição do papa Bento XVI e do papa Francisco acabou no segundo dia de seus conclaves, depois de quatro e cinco votações, respectivamente. Já o papa João Paulo II foi escolhido no terceiro dia, depois de oito rodadas de votação. Esses precedentes oferecem uma perspectiva sobre o tempo que o atual conclave pode levar.

O processo de escolha do papa é meticuloso, e a expectativa cresce à medida que as deliberações avançam. O mundo aguarda a revelação do novo líder da Igreja.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui