sábado, novembro 23, 2024
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Computador liga, mas a tela não? Veja possíveis soluções

Quando acionamos o botão de ligar em um gabinete ou no notebook, a esperança é de que a tela do computador se ilumine e exiba o processo de inicialização. Mas o que fazer quando o PC está ligado e a tela continua apagada?

Um problema como esse envolve algumas soluções simples, dedicadas a resolver certos bugs que ocorrem durante a inicialização. Portanto, separamos algumas possíveis soluções para resolver essa questão. Confira mais informações a seguir.

O que fazer quando o PC liga, mas a tela não?

Force uma reinicialização

Geralmente, só utilizamos a reinicialização quando o computador já está ligado e podemos ver os botões para selecioná-los. Mas, nesse caso específico, o ato usar o mouse para clicar num botão é impensável devido ao apagão da tela; por isso, aconselhamos o seguinte: segure o botão liga/desliga até que o computador inicie o processo de desligamento.

Tela de reinicialização do PC (Reprodução: Wagner Edwards)

Em seguida, quando tudo estiver apagado, ligue o PC novamente utilizando o mesmo botão. Se o problema da tela apagada foi causado por um bug comum, o processo forçado de reinicialização deve resolver o problema.

Verifique as configurações

Essa dica serve para as pessoas que usam mais de um monitor; ou seja, quando uma tela liga e a outra está apagada. Nesse caso, o recomendado é que você acesse as configurações da tela que está ligada e verifique se a funcionalidade de estender a tela está ativa.

Isso porque, às vezes, o computador se desconecta sozinho. Então, é importante atestar se houve uma desconexão não intencional; se for o caso, basta iniciar o processo de estender a tela novamente. A função Windows + P abre o menu de configuração da extensão de tela.

Analise os cabos de conexão

Para o caso dos desktops, é importante analisar se o cabo de exibição do monitor está devidamente conectado à tela e ao gabinete; também é importante retirar qualquer excesso de poeira e sujidades que estejam agregados nos fios ou entradas, e procurar por qualquer dano físico nos cabos.

Cabos de conexão HDMI (Imagem: PointerClicker/Reprodução)

Por fim, é útil remover e recolocar os chips de memória RAM, visto que muitas vezes isso auxilia nos problemas com a exibição de imagem no monitor; o mesmo vale para a placa de vídeo, caso haja uma. Só faça isso se você souber como abrir e mexer no gabinete sem danificar ou desconfigurar o PC.

Comprove se o problema é realmente o monitor

Ainda focando nos desktops, é importante ter certeza de que o problema é mesmo monitor. Para isso, certifique-se de que ele está, de fato, ligado, e depois tente conectar alguma coisa a ele: fones de ouvido ou qualquer outro aparelho.

Se o aparelho conectado por cabo não exibiu o status de conexão ou carregamento, então, com certeza, o monitor está com problemas. Mas, se a conexão der resultado, então o problema é o PC e não o monitor.

Teste outras saídas de vídeo

Geralmente, a placa-mãe possui mais de uma saída vídeo, que é de onde a imagem do monitor sai. Assim, vale à pena tentar desconectar o cabo/encaixe da saída de vídeo atual e conectar em outras para ver se a tela volta a ligar ou não.

placa-mãe de computador desktop
Circuito de uma placa-mãe (Reprodução: Alexandre Debiève/Unsplash)

Tentar isso é importante porque atestaria um problema de hardware, mais especificamente em uma das saídas de vídeo, o que já seria útil para saber o que consertar.

Desconecte os periféricos desnecessários

Embora o mouse e o teclado sejam essenciais para nos permitir acessar as funcionalidades de um sistema, o computador em si não precisa deles para ligar. Então, recomendamos que remova todos os periféricos (mouse, teclado, fone, impressora, etc.), sejam de conexão física ou sem fio, e force o processo de reinicialização.

Em seguida, ligue o computador novamente. Se a tela voltar a funcionar, você pode conectar os itens essenciais novamente para voltar a utilizá-los.

Se mesmo assim a tela não ligar, então é hora de procurar um profissional habilitado para resolver o problema. Recomendamos que você entre em contato com o atendimento ao cliente da marca do computador e peça por suporte.

Via Olhar Digital

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