A Microsoft ainda não revelou oficialmente seus planos para o futuro do Windows. Mas dá para ter uma ideia de como seria a aguardada próxima geração do sistema operacional da empresa – cujo nome pode ser Windows 12. Pelo menos, na mente de criadores de conceitos.
Artistas e designers já produziram diversos vídeos mostrando seus takes para o futuro sistema operacional da Microsoft. É como se eles nos dissessem: “seria legal se o próximo Windows fosse assim“. E o canal Nepnus, no YouTube, foi o mais recente a compartilhar suas ideias (interessantes, diga-se) para o Windows 12.
Barra de tarefas arredondada, barrinha flutuante: vídeo sugere design e recursos do próximo Windows
A versão do Nepnus do novo Windows traz uma barra de tarefas com ícones centralizados, similar ao Windows 11. Mas com bordas arredondadas (confira abaixo).
Há uma pequena barra flutuante no topo para o Iniciar e a Pesquisa. E o menu Iniciar, também centralizado, traz um visual elegante.
O vídeo também brinca com a ideia de a Microsoft oferecer o Windows AI, uma plataforma com inteligência artificial (IA) generativa para responder perguntas e atender comandos.
O conceito elaborado pelo Nepnus também introduz widgets flutuantes. E a seção de Configurações recebe uma grande reformulação.
Assista abaixo o vídeo do conceito do Windows 12:
Atualização do Windows 11 ‘crasha’ jogos da Ubisoft
Enquanto alguns sonham com o Windows 12, outros enfrentaram problemas por conta de uma atualização do Windows 11.
Um update da versão 24H2 do sistema fez jogos da Ubisoft – entre eles, Star Wars Outlaws e títulos da franquia Assassin’s Creed – travarem. Após reclamações de usuários, a Microsoft interrompeu a disponibilização do update.
Segundo a Microsoft, os jogos que “crasham” após a instalação do update são:
- Assassin’s Creed Valhalla;
- Assassin’s Creed Origins;
- Assassin’s Creed Odyssey;
- Star Wars Outlaws;
- Avatar: Frontiers of Pandora.
“Esses jogos podem se tornar não responsivos durante o início, carregamento ou durante o jogo ativo“, informa a Microsoft. “Em alguns casos, os usuários podem receber uma tela preta.“
Saiba mais sobre o problema nesta matéria do Olhar Digital.