Tudo sobre ChatGPT
Lançado no fim de 2024, os projetos do ChatGPT oferecem uma maneira mais simples para organizar o chatbot. Através do novo recurso, é possível separar as conversas dentro de pastas. Mas apenas assinantes dos planos pagos podem utilizar o recurso.
A seguir, descubra como usar o criador de projetos do ChatGPT.
O que são os projetos no ChatGPT?
Os projetos do ChatGPT foram lançados em dezembro de 2024 e ajudam a organizar as conversas e arquivos dentro do chatbot em pastas separadas. Assim, é possível definir orientações específicas para atividades específicas.

Para usá-lo, basta abrir o ChatGPT e, na barra lateral, se dirigir até a área “Projetos”. Depois, é só clicar no ícone de “+” para criar um novo projeto.
Contudo, somente assinantes do ChatGPT Plus, Team e Pro têm acesso à novidade. A estimativa é que o plano Enterprise receba a novidade em 2025. Não há previsão de lançamento do recurso nas contas gratuitas.
Qual a diferença dos Projetos para os GPTs personalizados?
Diferentemente dos GPTs personalizados, os projetos funcionam como uma espécie de pasta para organizar conversas e arquivos no chatbot. Dentro das separações, é possível definir instruções personalizadas para atividades específicas, sem interferir em outros trabalhos.
Já os GPTs personalizados são uma espécie de ChatGPT personalizado para o usuário, a fim de montar o chatbot de acordo com as suas necessidades.