sexta-feira, julho 5, 2024
InícioEsporteComo serão os sorteios das oitavas de Libertadores e Sul-Americana sem grupos...

Como serão os sorteios das oitavas de Libertadores e Sul-Americana sem grupos dos gaúchos

A diretoria de competições da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) planeja manter para a próxima segunda-feira, dia 3 de junho, os sorteios das oitavas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana. A informação foi confirmada à Itatiaia pela entidade.

Havia dúvidas sobre um adiamento por causa da suspensão de quatro jogos que envolveram Grêmio e Inter, dois pela Libertadores e dois pela Sul-Americana, por causa das enchentes no Rio Grande do Sul que impediram por semanas que os clubes pudessem treinar normalmente.

A Conmebol remarcou as quatro partidas adiadas, duas de cada um dos brasileiros, para 4 de junho e 8 de junho, durante uma Data-Fifa, depois, portanto, do dia definido para o sorteio dos oitavas de final.

Mas mesmo sem provavelmente ter uma definição de colocações dos Grupos C da Libertadores, o do Grêmio, e C da Sul-Americana, o do Inter, a Conmebol pretende manter o sorteio para o dia 3, com alguns asteriscos.

A confederação ainda não divulgou o horário do evento, que será em sua sede em Luque, no Paraguai, dessa vez sem convidados (os cartolas dos clubes). Mas provavelmente ocorrerá no início da tarde no horário de Brasília.

As oitavas de final reunirão os oito primeiros colocados da fase de grupos contra os oito segundos. Pelo regulamento, o posicionamento final nas chaves não interfere no mando das oitavas, com os líderes sempre decidindo em casa.

Por isso, no sorteio, o Grupo C, do Grêmio, se necessário (se já não tiver definido o primeiro, independentemente dos confrontos atrasados), terá um asterisco e serão sorteados como “primeiro do C e “segundo do C”.

Por exemplo: se o Atlético-MG terminar como primeiro do G, poderia cruzar contra o “segundo do C” e só conhecer o rival em 8 de junho.

A situação da Sul-Americana é um pouco mais complexa porque tem os playoffs, a repescagem que cruza os segundos dos grupos com os terceiros das chaves da Libertadores.

Como os playoffs usam critérios técnicos, que é a colocação final de cada segundo e de cada terceiro, os primeiros colocados nas chaves da Sul-Americana só conhecerão de fato seus rivais ao fim dos confrontos atrasados de Grêmio e Inter, em 8 de junho.

Mas a Conmebol sorteará os cruzamentos. Em um pote estarão os sete conhecidos líderes dos grupos da Sul-Americana, mais um em aberto, o C, o do Inter, se necessário (caso o Belgrano-ARG não confirme e liderança nessa semana).

Do outro estarão os possíveis cruzamentos de playoffs, que conheceremos em 8 de junho, mas que funciona da seguinte maneira:

  • Jogo B: 2º melhor da Sula x 2º pior terceiro da Libertadores

E assim por diante até o jogo H, entre o pior segundo da Sul-Americana e o melhor terceiro da Libertadores.

Um exemplo: se o Cruzeiro terminar líder do Grupo B pode ser sorteado contra o vencedor do Jogo D dos playoffs, que reunirá o quarto melhor segundo da “Sula” frente ao quarto pior terceiro da Libertadores. Mas quais seriam esses times provavelmente só se saberá em 8 de junho, ao complemento de 100% dos embates adiados.

  • 8 de junho
    Grêmio x Estudiantes-ARG – 19h (de Brasília) – Couto Pereira (Curitiba) – Libertadores
    Inter x Delfín-EQU – 21h30 (de Brasília) – Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) – Sul-Americana

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui