A previsão climática divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para outubro de 2024 aponta um cenário de chuvas acima da média em diversas regiões do Brasil. O órgão divulgou a previsão do tempo para o mês nesta quarta-feira, 25.
As áreas mais atingidas pelas chuvas serão a Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. O Inmet espera um retorno gradual das chuvas na parte central do país a partir da segunda quinzena do mês.
No sudoeste do Amazonas, no Pará e no norte de Rondônia, a precipitação também deverá ser ligeiramente superior à média climatológica. No entanto, grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará deverá registrar chuvas dentro ou abaixo da média histórica.
O padrão de precipitação pode impactar as principais atividades agrícolas do país. No centro-norte, a previsão de chuvas abaixo da média poderá resultar em uma redução dos níveis de umidade do solo. O fenômeno atinge principalmente a região conhecida como Matopiba, fronteira agrícolas que abrange o sul do Maranhão, todo o Estado do Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia.
Clima no Norte e no Centro-Oeste
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o clima mais seco poderá beneficiar a finalização das colheitas de algodão e feijão de terceira safra. No entanto, as chuvas acima da média no Sul e em parte do Sudeste são vistas como favoráveis ao início do plantio e ao desenvolvimento da safra 2024/2025.
Quanto às temperaturas, o Inmet mostra que elas deverão ser acima da média em grande parte do Brasil. O destaque fica para Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, onde as médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em áreas mais elevadas das regiões Sul e Sudeste, são esperadas temperaturas inferiores a 17ºC. Enquanto no Rio Grande do Sul, em algumas partes de Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de temperaturas abaixo da média histórica.
Histórico para outubro
Historicamente, o mês de outubro costuma marcar o início da temporada de chuvas em várias partes do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, as chuvas acima da média, esperadas para 2024, reforçam uma tendência já registrada em anos anteriores. A exemplo, o Rio Grande do Sul, que vivenciou volumes elevados de precipitação durante este período em 2023.
Outubro também costuma ser um mês de transição entre o período seco e o úmido no centro do Brasil. No entanto, a previsão para chuvas abaixo da média no Matopiba difere do padrão histórico, que normalmente indica um aumento das precipitações nesta época.
A exceção é o leste do Nordeste, onde a previsão de pouca chuva é consistente com o histórico, já que outubro faz parte da estação seca em grande parte dessa região.
Em relação às temperaturas, o prognóstico de calor acima da média é uma continuidade de uma tendência observada nos últimos anos. O fenômeno ocorre especialmente por causa do fenômeno El Niño, que tem influência no aumento das temperaturas e na distribuição irregular das chuvas no Brasil.