Mais conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio (em português) vai excluir mais de 21,7 milhões de sites. Isso porque o Google decidiu deletar os perfis de empresas que criaram seus sites gratuitamente através da plataforma.
Se você criou um site usando o Google Meu Negócio, veja o que deve ser feito para que o seu perfil não tenha o site deletado. Confira!
Leia mais
Antes de tudo, é preciso entender que esses sites são aqueles que eram criados junto a conta de perfil comercial através da ferramenta Google Business Profile, que possibilita que pequenas e médias empresas criem sites gratuitamente. Esse perfil é aquele que aparece em uma caixa de informações quando se digita o nome de uma empresa na pesquisa do Google ou no Google Maps.
Geralmente, junto dele, o Google dá a opção de adicionar um site ao perfil e antes até oferecia a possibilidade de se criar um site de forma gratuita para isso. Para entender melhor, são esses sites que serão deletados.
Na época, muitas pequenas empresas ganharem mais visibilidade e clientes. Porém, esses sites agora serão todos excluídos. Tendo em vista que esse objetivo inicial superou as expectativas da plataforma para engajar as empresas.
Para se ter ideia, segundo o site Nic.br, as buscas locais subiram 500% nos últimos anos, e 78% das buscas por negócios locais resultam em visitas físicas em uma semana. Com isso, as demandas para criação de perfil comercial e sites pelo Google aumentaram de forma considerável.
Além disso, o Google decidiu pela exclusão desses sites feitos com perfis de empresas para dar mais visibilidade ao perfil das mesmas. Pois, a plataforma considera que isso ajudará os clientes a encontrarem as empresas de forma mais fácil no Google e no Maps.
Vale lembrar que esses sites não são aqueles criados no Google sites. Estes não sofrerão nenhum tipo de alteração.
Google Meu Negócio: como se proteger para não ter meu site deletado?
Março de 2024 foi a data anunciada para a exclusão dos sites, a partir daí quando os sites forem excluídos, o endereço deles redirecionará os visitantes para o perfil da empresa no Google. Porém, esse redirecionamento funcionará até dia 10 de junho de 2024. Após essa data, os usuários que tentarem visitar o site visualizarão o erro de “404 – página não encontrada”.
Então, caso tenha criado um site no Google Meu Negócio, para que seu perfil da empresa no Google não fique sem o endereço de um site, você precisa correr e providenciar o endereço de um novo site, já que a exclusão de sites do Google Meu Negócio será inevitável.
Antes mais nada, utilize o perfil da Empresa no Google, mantendo-a sempre atualizada, com endereço, horários e localização exatos. Como sugestão, crie um site de forma rápida e simples em outra ferramenta do Google, o Google Sites. Ou crie seu próprio site de forma mais profissional, em uma plataforma segura como o WordPress.
A boa notícia, é que no WordPress, seu site pertence única e exclusivamente a você. Dessa forma, você não correrá o risco de que alguém o delete ou que ele sofra com essas decisões drásticas das plataformas.