Quando pensamos em energia solar, geralmente imaginamos grandes painéis instalados nos telhados, ajudando a abastecer nossas casas. Mas será que nossos carros também poderiam ser abastecidos por energia solar? Os painéis solares podem ser incorporados a um veículo para que ele possa se abastecer sozinho?
Como os veículos elétricos estão se tornando mais comuns em nossas cidades, com maior interesse devido aos seus benefícios ambientais, as pessoas estão se perguntando de quais formas seria possível aprimorar a tecnologia.
Energias renováveis, como a energia solar, desempenham um papel relevante na transição para um mundo mais sustentável. Assim, durante os últimos anos, os carros movidos à energia solar se tornaram um dos grandes investimentos no setor automotivo. Este tipo de veículo pode ser uma forma de oferecer alternativas eficientes e não poluentes para a mobilidade sustentável.
O que é um carro movido à energia solar
Em suma, um carro movido à energia solar é um carro elétrico. Entretanto, os veículos elétricos convencionais precisam obter energia de uma fonte externa, enquanto os carros com painéis solares seriam capazes de gerar essa energia usando a radiação solar.
Ou seja, em teoria, o sistema de painéis solares permitiria que um carro gerasse sua própria eletricidade, evitando qualquer necessidade de carregamento externo ou de combustíveis fósseis para alimentá-lo. Deste modo, o mecanismo de propulsão dos carros movidos à energia solar são muito semelhantes aos dos carros elétricos.
Como funciona um carro movido à energia solar
Esses veículos são equipados com painéis solares fotovoltaicos, capazes de transformar a luz solar em eletricidade. Esse tipo de painel solar é composto por células fotovoltaicas que são ionizadas quando recebem radiação solar, liberando elétrons que, ao interagirem, produzem eletricidade – que alimenta o motor ou é armazenada na bateria.
Painéis individuais são embutidos ou instalados na carroceria, como teto e portas, para garantir uma ampla cobertura da área de superfície, garantindo maior absorção da luz. O uso de células fotovoltaicas menores também significa que elas são mais leves, o que é melhor para o desempenho geral do veículo.
Carros movidos à energia solar no mercado
Esses veículos ainda precisam ser amplamente produzidos e, embora alguns fabricantes tenham tentado montar alguns modelos, ainda há uma série de problemas a serem superados. Por exemplo, a empresa holandesa Lightyear havia anunciado um modelo de veículo solar em 2022, mas a fabricante declarou falência apenas um ano depois e desistiu do projeto.
O maior problema encontrado é que os carros elétricos movidos à energia solar são muito caros para serem produzidos e, portanto, caros demais para o investimento de consumidores médios. Essa despesa decorre, em partes, da complexidade da criação de painéis solares especializados para serem instalados na carroceria de um veículo.