segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioCiência e tecnologiacomo funciona o algoritmo dos matches e como usá-lo a seu favor

como funciona o algoritmo dos matches e como usá-lo a seu favor

O Tinder obteve a oitava maior receita entre os aplicativos no Brasil em 2023, segundo o site AppMagic. Os brasileiros estão dispostos a melhorar o máximo possível suas chances de conseguir alguma paquera, que hoje não depende apenas dos fatores pessoais, mas também de um algoritmo.

É essa ferramenta que determina qual perfil aparecerá primeiro e com maior frequência para os demais usuários. Para quem busca se destacar no aplicativo, é importante se atentar a alguns pontos que podem ajudar a usar o algoritmo a seu favor.

Segundo nota do Tinder, um dos pontos mais importantes e que o usuário pode controlar é o tempo gasto no aplicativo. Quanto mais o usuário acessar a plataforma, mais o algoritmo irá recomendar esse perfil para os demais. Isso porque o Tinder espera que, uma vez dado o match, os usuários comecem a conversar logo.

Na hora de formar pares, o aplicativo também leva em consideração a distância. As sugestões costumam priorizar formar casais que moram perto um do outro. Para isso, o Tinder pede acesso a informações do usuário, como localização atual, gênero, idade, e preferências de gênero.

tinder
Imagem: Boumen Japet/Shutterstock

Afinidade entre perfis no Tinder

Entretanto, como o objetivo do aplicativo é aproximar pessoas com afinidade, o algoritmo leva em consideração outros fatores, como interesses similares, fotos parecidas e curtidas e deslizadas para a esquerda.

Entre os que compartilham mais informações, o aplicativo enxerga matches potenciais entre aqueles que selecionaram interesses e estilos de vida similares. Se o usuário indica em seu perfil que gosta de dar trilhas, o algoritmo do Tinder irá mostrar a ele outras pessoas que tenham selecionado esse mesmo interesse.

O aplicativo também analisa o perfil de pessoas com quem o usuário já deu matches para apresentar outros com características parecidas. A plataforma segue a mesma lógica com as fotos dos usuários. O Tinder identifica detalhes nas imagens dos perfis que conquistaram o interesse de alguém para sugerir outros possíveis matches.

Por exemplo, se o usuário demonstra que gosta de perfis com fotografias de praias, viagens e espaços ao ar livre, a tendência é de que apareçam ainda mais sugestões do aplicativo com as mesmas características.

Pessoa usando o Tinder no celular
(Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

O que o Tinder não leva em consideração?

De acordo com o Tinder, o algoritmo não rastreia itens como status social, religião ou etnia. Em nota, a plataforma afirmou ainda que não acredita em estereótipos e que busca oferecer a oportunidade de conhecer pessoas fora da rede de amigos e família.

Pontuação Elo

A companhia já gerou bastante polêmica por usar um sistema chamado de pontuação Elo, que dava uma nota interna para o quão desejável ou não era cada usuário do aplicativo. A pontuação se baseava nas ocasiões em que um usuário tinha seu perfil arrastado para a direita, que indica que alguém gostou daquele perfil, ou para esquerda, em caso de rejeição.

A pontuação Elo foi revelada pela revista Fast Company em novembro de 2016. Em nota que esclarece como funciona seu algoritmo, o Tinder afirmou que não usa mais esse sistema.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui