Você é do estado do Rio de Janeiro e quer emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)? Se sim, saiba que atualmente apenas cidadãos com até 30 anos de idade, e sem divergências na base da Receita Federal (RFB), podem solicitar o documento.
Pessoas com mais de 60 anos, lactantes com prole de até 2 anos completos, gestantes e pessoas com deficiência têm o direito de obter a nova CIN sem agendamento. Essa dispensa, contudo, não se estende aos seus acompanhantes, à exceção do segundo grupo. Participantes da primeira categoria não tem obrigação de renovar o registro.
O decreto federal que instituiu a nova carteira determina que a validade da versão antiga chegue ao fim em 28 de fevereiro de 2032. Isso significa que os documentos de identidade de todos os brasileiros serão atualizados até essa data.
Como solicitar a nova CIN no estado do Rio de Janeiro?
Site do Detran-RJ:
- Acesse a área de agendamento do Detran (https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=agendamento_dic);
- Na aba de identificação, preencha o formulário com informações como nome completo, nome social e data de nascimento e marque o restante das opções exigidas;
- Clique no botão “ENVIAR” e prossiga com as escolhas de município, posto, data, turno e horário.
Telefones
Se preferir, ligue para os números de contato da instituição: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041 / (21) 3460-4042. O teleatendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h.
Endereços de todos os postos
Você também pode agendar uma data nas repartições do Detran. Para saber a localização de todos os postos de identificação civil nos municípios do Rio de Janeiro, acesse a seguinte página: https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=lista_posto_ic.
Qual é a documentação necessária para emitir a CIN?
1ª via para menor de 12 anos:
- Certidão de nascimento original ou cópia autenticada;
- RG/CNH/CTPS do responsável (mãe, pai ou responsável legal).
1ª via para maior de 12 anos:
- Certidão de nascimento/casamento/casamento com averbação do divórcio original ou cópia autenticada.
2ª via IFP ou Detran:
- Certidão de nascimento/casamento/casamento com averbação do divórcio original ou cópia autenticada;
- Documento Único do Detran de Arrecadação (Duda) impresso e pago (R$ 55,18) -> impressão no site do Bradesco (código Duda: 500-2) ou isenção (Hipossuficiência ou Fundação Leão XIII);
- Isenção em caso de validade vencida ou de registro de ocorrência de roubo/furto.
Confira os documentos opcionais:
- CPF;
- Tipo sanguíneo e fator RH (exame de sangue);
- CNH;
- NIS/PIS/PASEP;
- Cartão do SUS;
- Documento de identidade profissional;
- Certificado militar;
- PCD (laudo médico).
Atenção: você tem a obrigação de levar novamente a certidão após cinco anos desde sua última apresentação.
Preciso pagar para emitir a CIN?
A 1ª via da CIN e as renovações dos formatos físico e digital por meio do aplicativo GOV.BR são gratuitas. A emissão da 2ª via exige o pagamento do original do Duda, que atualmente custa R$ 51,18.
Carteira digital
Só é possível adquirir a versão digital da nova carteira de identidade após a obtenção da versão impressa do documento. Após emiti-la, deve-se baixar o aplicativo do Gov.br do governo federal para acessá-la.
*Com informações do Detran-RJ.