quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaComo digitalizar anotações de caderno feitas à mão

Como digitalizar anotações de caderno feitas à mão

Se você é como eu e ainda tem apego por fazer anotações à mão por escrito em caderno, bloco e agenda, mas depois se perde na hora de localizar alguma informação, apps que permitem digitalizar anotações podem facilitar sua vida.

Ou ainda se é um estudante que usa o bom e antigo caderno, dividido por matérias, pode se beneficiar dos aplicativos para localizar, digitalizar e compartilhar suas anotações. Além disso, há outras dicas e vantagens em usar esse recurso. Saiba quais as opções e como utilizá-las no tutorial a seguir.

Leia mais:

Como digitalizar anotações feitas à mão:

  • Handwriting Input – aplicativo que converte texto escrito à mão em texto digital.
  • Google Drive – aplicativo que permite digitalizar um documento com a câmera do seu celular.
  • Google Lens -aplicativo que permite converter palavras escritas à mão em texto digital.
  • Microsoft Office Lens – aplicativo que captura dados de documentos, memorandos manuscritos, cartões de visita e muito mais.
  • UPDF – programa que transforma imagens de caligrafia ou arquivos digitalizados em PDF.
  • Xerox Note Converter – aplicativo que permite converter anotações manuscritas em arquivos digitais. 
  • Notebloc – aplicativo que escaneia páginas de livros, cadernos e slides. Além de digitalizar, consegue aproximar a imagem, melhorar a nitidez e facilitar a leitura.
  • Tilibra Connect – a novidade deste aplicativo é que ele se conecta com um caderno da marca Tilibra. Em cada página do caderno, há 4 QR Codes nas extremidades para que o app faça o reconhecimento das anotações e possa escanear o conteúdo. É só apontar o celular para a folha que as suas anotações serão digitalizadas.

Seja qual for a sua escolha, o método é simples e intuitivo. Vamos conferir como fazer. Aqui vamos usar o Google Lens para demonstrar o passo a passo.

Tempo necessário: 5 minutos.

Como escanear e digitalizar anotações escritas à mão no Google Lens

  1. Abra o aplicativo Google Lens

    Se o seu celular não tiver o Google Lens já instalado de fábrica, vá até a Play Store (para celulares Android) e baixe o app. No iPhone, abra a App Store, aí baixe o app Google, o Lens estará no ícone da câmera.
    Abra o aplicativo do Lens e aponte para o texto que quer digitalizar. Após capturar a imagem, selecione o texto que deseja escanear. Print de tela para tutorial de como digitalizar anotações

  2. Copiar o texto selecionado

    No app Google Lens, você encontrará outras opções como pesquisa de imagens semelhantes, traduzir o texto, pesquisar palavras dentro do texto na internet. O importante é estar em TEXTO e escolher “Copiar”. Selecione a área que deseja copiar ou toque em “Selecionar tudo”, como mostra a imagem à esquerda.
    Agora, cole o texto em alguma área do seu celular ou no computador. O texto copiado ficou como na imagem à direita.Print de tela para tutorial de como digiralizar anotações feitas à mão

Importante destacar duas dicas: procure caprichar na escrita, porque o app não é 100% preciso na transcrição, então uma boa caligrafia vai facilitar o trabalho. Para enviar o texto para o seu computador, certifique-se que a sua conta do Google está sincronizada com o Chrome. O app não transforma o texto em PDF automaticamente como outros apps, então você precisará dessa segunda tarefa caso queira salvar ou compartilhar o texto já nesse formato.

O Google Lens também permite traduzir textos de mais de 100 idiomas em tempo real. Ou use uma imagem para copiar parágrafos, números de séries e muito mais. Depois copie tudo no seu smartphone ou computador usando o Chrome. Além disso, ele identifica o tema do texto escrito e pesquisa em sites com mais informações ou até soluções para cálculos matemáticos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui