Você lembra quando foi a última vez que verificou a situação do seu CPF? Muitas pessoas sequer sabem que estão com o nome sujo, ou seja, que existem dívidas em atraso ou débitos em seu nome.
A orientação para quem se encontra com restrições de crédito no nome é identificar quais são os débitos que resultaram nessa situação. Para tal, os órgãos de defesa do consumidor sugerem que os indivíduos verifiquem a situação do seu CPF, como mostraremos neste tutorial.
CPF negativado: como consultar nome sujo pelo celular
O CPF é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Por este motivo, saber se existem pendências relacionadas ao seu CPF é o primeiro passo para regularizá-las o mais rápido possível. Para tanto, é recomendado que os brasileiros se certifiquem da situação do documento em portais de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.
Fazendo esta checagem, você não apenas pode descobrir se há alguma inadimplência registrada em seu CPF, mas também identificar quais dívidas estão pendentes e qual empresa as registrou.
Como consultar nome sujo gratuitamente
Tempo necessário: 5 minutos
É possível consultar se seu nome está sujo de forma fácil pelo celular. O aplicativo da Serasa, disponível grátis para iOS ou Android , permite que os brasileiros façam consultas livres de custos à situação do CPF. Siga os passos abaixo para consultar a situação do seu documento:
- Acesse o aplicativo da Serasa e insira seu CPF e senha para fazer login
Caso ainda não tenha cadastro, siga as orientações na tela para criar o seu;
- No menu inferior, toque em “Meu CPF”
Se existirem dívidas em seu CPF, elas aparecerão na tela, no campo “Dívidas em seu nome”;
- Caso seu nome esteja negativado, clique em “Ver minhas dívidas” para conferir os detalhes e dar início à renegociação de dívidas.
Ter o nome sujo ou CPF negativado por conta de dívidas que não foram quitadas pode trazer restrição de crédito, dificuldades para conseguir empréstimo e realizar financiamento de imóveis, assim como comprometimento da vida financeira de modo geral. Além disso, essa situação pode levar até a protestos em cartório ou ações judiciais.
Por estes motivos, como mencionamos, o ideal é checar a situação do documento para alinhar as pendências da maneira mais rápida possível.