A evolução da internet e da tecnologia faz com que, cada vez mais, dispositivos diferentes precisem e possam estar conectados, seja para o trabalho ou para o lazer no dia a dia.
Conectar o notebook em uma TV, por exemplo, é uma ótima forma de passar as informações que estão no aparelho para uma tela maior, facilitando a visualização das informações que estão sendo passadas, ou até mesmo para assistir a um filme em qualidade melhor.
Como conectar notebook na TV
Para isso, existem diversas formas de fazer a conexão dos dois dispositivos, e trouxemos aqui três modos práticos para isso: utilizando cabo HDMI, Miracast ou DLNA e UPnP. Confira mais sobre eles a seguir.
Conectar com HDMI
Provavelmente o mais conhecido dos três, o HDMI é um padrão aplicado para transmitir mídia de um reprodutor para uma tela. É usado de diversas formas, como consoles e notebooks, por exemplo, para transmitir a imagem e som de jogos e filmes em alta definição para a TV.
Existem diferenças entre os cabos HDMI, sendo necessário conhecê-los para escolher o ideal para o seu caso. O primeiro modelo foi lançado em 2002, e ao longo desses mais de 20 anos, trouxe comodidade e praticidade aos usuários, passando por algumas mudanças em sua tecnologia.
Com isso, o HDMI ganhou números depois da sigla, que vão aumentando gradativamente conforme a tecnologia avança. A diferença entre as gerações, contudo, não é definida apenas pelos números das versões, mas por diversos fatores técnicos com maior complexidade.
De forma geral, independente do modelo e do dispositivo que vai receber o cabo HDMI, a utilização é a mesma, bastando conectar o item nas respectivas entradas HDMI sinalizadas em ambos aparelhos que farão a conexão.
Conectar com Miracast
O Miracast é uma tecnologia que permite que você espelhe a tela de dispositívos compatíveis, como celulares e computadores, para qualquer aparelho com entrada HDMI, como uma televisão.
Ele funciona sem fio, sendo possível a transmissão da imagem do dispositivo para qualquer outro aparelho de forma prática e sem riscos, usando um padrão chamado Wi-Fi Direct. Esse padrão cria uma conexão direta entre dois dispositivos, sem a necessidade de um roteador ou outro ponto de acesso.
Sendo assim, o Miracast te permite espelhar a tela do seu dispositivo em qualquer outro aparelho compatível, que esteja dentro do alcance da conexão Wi-Fi Direct. A tecnologia pode ser usada na maioria dos smartphones, tablets e computadores recentes, sendo preciso apenas verificar se seu dispositivo tem suporte ao Wi-Fi Direct.
Para usar o Miracast, siga o passo a passo abaixo:
- Verifique se o seu dispositivo tem suporte ao Wi-Fi Direct;
- Abra as configurações do dispositivo e procure por “dispositivos sem fio” ou “tela mirroring”;
- Ative o Miracast;
- Selecione o aparelho que você deseja espelhar a tela;
- Siga as instruções na tela.
Conectar por DLNA ou UPnP
A tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance) é muito utilizada em muitos dispositivos, principalmente em TVs, por permitir a conexão de diversos aparelhos eletrônicos entre si. Sendo assim, ela é bastante usada como rede doméstica, mas sendo diferente da rede de internet.
Já a sigla UPnP (Universal Plug and Play) é utilizada para uma arquitetura de rede que permite a comunicação transparente entre dispositivos, com o objetivo de simplificar a conexão de dispositivos eletrônicos em redes domésticas e empresariais. Ela permite que eles se conectem, configurem e troquem dados de forma automática.
Com o DLNA, você conecta os aparelhos compatíveis com a tecnologia na rede doméstica, o que permite a navegação pelas pastas selecionadas no PC que é usado como servidor multimídia, a partir do ecrã da TV. Dessa forma, você pode selecionar a mídia que desejar para ouvir música, ver fotos ou vídeos.
Para isso, basta que você tenha uma rede de internet ativa para que os aparelhos sejam conectados, um servidor multimídia digital com certificação DLNA para guardar conteúdo, e um cliente ou leitor multimidia digital com certificação DLNA.
Já no caso do UPnP, a teclonogia é baseada em uma série de protocolos e padrões abertos, que permitem a interoperabilidade entre diferentes dispositivos de fabricantes variados. A principal característica é a automação de várias etapas de configuração de rede. Quando um dispositivo compatível com UPnP é conectado, ele pode:
- Descobrir outros dispositivos na rede.
- Obter um endereço IP automaticamente.
- Descobrir os serviços oferecidos por outros dispositivos.
- Estabelecer conexões de rede e compartilhar recursos automaticamente.